Entretenimento

Publicado: Terça-feira, 1 de agosto de 2017

SESI Itu comemora aniversário com eventos gratuitos em agosto

Programação diferenciada para todos os gostos e públicos.

SESI Itu comemora aniversário com eventos gratuitos em agosto
Sambista Aureluce Santos é atração

O SESI Itu completa mais um ano de sua fundação no dia 20 de agosto. E, para celebrar seus 25 anos fazendo parte da vida dos moradores de Itu, irá oferecer durante todo este mês uma programação diferenciada para todos os gostos e públicos. Aula especial na academia, campeonatos e exposições de artistas brasileiros, mostra de cinema francês e cursos de capacitação estão entre as principais atrações ofertadas para a comunidade.

Dentro da programação gratuita e aberta ao público em geral, o SESI Itu convida para a mostra Cine SESI-SP no Mundo: A França e o Novo, com filmes a serem exibidos nos dias 15, 22 e 29 de agosto. A Nouvelle Vague, movimento artístico do cinema francês, e a retomada de questões temáticas e formais dos grandes clássicos permeiam os filmes selecionados para a mostra em cartaz até o mês de outubro deste ano.

No dia 22 de agosto, a unidade realiza o Encontro Anual de Agentes de Leitura, com palestra da escritora Goimar Dantas. Neste encontro, o SESI Itu apresenta também a Caixa de Cultura, programa que busca fomentar a prática de leitura e apreciação artística por meio do empréstimo de livros e a realização de exposições culturais no ambiente de trabalho.

Já em 23 de agosto, a unidade estreia a exposição Cartazes Icônicos, de Elifas Andreato. A mostra reúne cartazes históricos feitos pelo artista para espetáculos teatrais e musicais. Destaque para a obra Infelismente, em homenagem à cantora Elis Regina, criada logo após seu falecimento. No dia 27 de agosto, a sambista Aureluce Santos coloca o público para dançar ao entoar clássicos de compositores e intérpretes do estilo musical genuinamente brasileiro. Selecionada no edital Território de Cultura, uma aposta do SESI-SP na produção artística da região, a apresentação fará parte da festa de encerramento de outro projeto da instituição: os Jogos do SESI, competição esportiva e cultural realizada entre os trabalhadores da indústria.

Para quem gosta de esportes e atividades físicas, pode assistir ao Campeonato Brasileiro de Supino, realizado pela Confederação Brasileira de Levantamento de Peso Básico (CBLB) e sediado na unidade. Nos dias 19 e 20 de agosto, cerca de 150 atletas participam de uma disputa da modalidade em evento que contará com a presença de alguns atletas da Seleção Brasileira Paralímpica de Halterofilismo e do técnico Valdecir Lopes. Já no dia 24, o SESI Itu abre as portas de sua academia para uma aula aberta à fantasia. O participante que se destacar na vestimenta e na animação, ganha um voucher Open Day, que lhe dará direito a escolher uma data para conhecer e participar de uma aula especial.

Um curso de culinária gourmet, no dia 23 de agosto, em que os participantes vão aprender receitas de biscoitos e acompanhamentos como geleias e patês, além do curso Feedback: uma ferramenta para o desenvolvimento profissional, capacitação voltada para profissionais em cargos de liderança nas empresas, entre os dias 14 e 23 de agosto, também estão na programação. Estas atividades devem ser custeadas pelos interessados.

Para participar das atrações culturais, os ingressos podem ser reservados pelo sistema Meu SESI, no www.sesisp.org.br/meu-sesi. Para acessar as demais atividades, os interessados devem se inscrever na secretaria da unidade ou entrar em contato pelo telefone (11) 4025-7326. Outros detalhes da programação podem ser conferidos na agenda digital da unidade goo.gl/37FPbu

Confira mais detalhes da programação gratuita:

Até 11 de agosto
• Exposição fotográfica Cidade Múltipla, de Ricardo Hantzschel
Pelas lentes do artista, os ícones arquitetônicos de São Paulo ganham nova forma. Com o uso do pinhole (aparato artesanal feito com caixa ou lata vedada com pequenas aberturas), os registros tornam-se representações monocromáticas de uma cidade inventada pela ótica e pelo acaso.
todos os dias, das 9h às 18h
Gratuito

15, 22 e 29 de agosto
• Cine SESI-SP no Mundo: A França e o Novo
Realizada em parceria com a Embaixada da França no Brasil com apoio do Institut Français, a mostra traz ao público paulista oito filmes de dois grandes momentos do cinema francês: títulos do meio do século XX, época em que surgem a Cahiers du Cinema e o movimento conhecido como a Nouvelle Vague; e outros contemporâneos, que retomam questões temáticas e formais dos grandes clássicos, mostrando a evolução da linguagem cinematográfica e da visão de mundo dos realizadores. A mostra segue em cartaz até o mês de outubro.

Exibições em agosto:
- 15/8, terça, 19h – Filme: Duas Garotas Românticas | Les Demoiselles de Rochefort
- 22/8, terça, 19h – Filme: O Desprezo | Le Mépris
- 29/8, terça, 19h – Filme: O Batedor de Carteiras | Pickpocket
Gratuito

19 e 20 de agosto
• Campeonato Brasileiro de Supino
Cerca de 150 atletas participam de uma disputa da modalidade do campeonato sediado no SESI Itu e realizado pela Confederação Brasileira de Levantamento de Peso Básico (CBLB). O evento contará com a presença de alguns atletas da Seleção Brasileira Paralímpica de Halterofilismo e do técnico Valdecir Lopes.
sábado e domingo, das 8h às 18h
Gratuito

22 de agosto
• Encontro Anual de Agentes de Leitura, com palestra da escritora Goimar Dantas
A comunidade também pode participar do evento voltado para representantes da indústria. Além da palestra da escritora, neste encontro o SESI Itu apresenta a Caixa de Cultura, programa que busca fomentar a prática de leitura e apreciação artística por meio do empréstimo de livros e a realização de exposições culturais no ambiente de trabalho.
terça, 9h
Gratuito

Estreia em 23 de agosto
• Exposição Cartazes Icônicos, de Elifas Andreato
A mostra reúne cartazes históricos feitos pelo artista para espetáculos teatrais e musicais. Destaque para a obra Infelismente, em homenagem à cantora Elis Regina, logo após seu falecimento, e para a montagem brasileira dos anos de 1960, A Morte de um Caixeiro Viajante.
todos os dias, das 9h às 18h
Gratuito

24 de agosto
• Aula aberta da academia do SESI Itu
Em atividade especial voltada para a comunidade, os participantes poderão participar de uma aula à fantasia. Quem se destacar na vestimenta e na animação, ganha um voucher Open Day, que lhe dará direito a escolher uma data para conhecer e participar de uma aula especial.
quinta, às 18h
Gratuito

27 de agosto
• Show da sambista Aureluce Santos
Compositores e intérpretes do estilo musical genuinamente brasileiro são celebrados no mais recente trabalho de Aureluce Santos, que iniciou carreira como cantora aos 60 anos. Selecionada no edital Território de Cultura, uma aposta do SESI-SP na produção artística da região, a apresentação fará parte da festa de encerramento de outro projeto da instituição: os Jogos do SESI, competição esportiva e cultural realizada entre os trabalhadores da indústria.
domingo, 14h
Gratuito  

Comentários