Entretenimento

Publicado: Quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Mudar o mundo: novo site da série Web do Bem

Uma proposta diferente que está ao alcance de um click.

Mudar o mundo: novo site da série Web do Bem
No site mudaromundo.com.br, um painel mostra o ranking de generosidade das pessoas que estão participando da proposta

Por Deborah Dubner (dica de André Gil)

“Mudar O Mundo é a forma mais fácil para conseguir coisas de graça de pessoas perto de você e doar itens que você não precisa mais.”

Como mudamos o mundo? Parece complexo e difícil. Afinal, o mundo é muito grande! Mas é possível fazer nossa pequena parte. Podemos mudar o “nosso próprio mundo”. Podemos agir e alterar o que está ao nosso redor.

“Pensar globalmente, agir localmente” é uma frase que marcou a Conferência das Nações Unidas para o Meio Ambiente e o Desenvolvimento – UNCED/Rio-92, com a Agenda 21. Durante quase duas décadas, esta visão tem servido como modelo para se compatibilizar o desenvolvimento econômico com justiça social e sustentabilidade ambiental.

Nesta matéria da série Web do Bem, trazemos um projeto ainda novo, que tem como proposta exatamente isso: mudar o mundo através de pequenas ações locais.

A ideia é simples: cada pessoa pode doar coisas para outros que estão por perto. Mas doar... o que? Aí vai valer a sua criatividade e capacidade de doação. Será que você não tem nada para compartilhar? Pense bem...

No site mudaromundo.com.br já podemos visualizar muitas opções: abraços, horas de trabalho voluntário, animais, tênis, vestuário, faqueiro, livros, ou qualquer coisa que se possa imaginar, de todas as partes do mundo.

Como funciona

O site é muito simples. Além dos links de cadastramento e compartilhamento, com as principais redes sociais como Facebook e Twitter, ele tem apenas quatro áreas:

Procurar – Um mapa do mundo está disponível para você marcar o seu país e cidade. Na coluna ao lado, é possível visualizar as doações e suas localizações.

Receber – O usuário pode ver as doações de acordo com a sua localização. É só clicar no menu procurar e utilizar o mapa. Dentre as opções, ele escolhe as doações que deseja receber e clica em "Mudar O Mundo Agora". Depois de mostrar o interesse em receber a doação, ele tem a opção de enviar uma mensagem para o doador.

Doar – Local onde o doador informa sobre o que quer doar na caixa de texto, com opção de foto, e o lugar onde ele está em "Localização". Depois que o item for doado, existe a opção de enviar uma mensagem para quem recebeu. O envio da doação pode ser negociado com quem está recebendo.

Status – Um painel mostra o “ranking de generosidade” das pessoas que estão participando do portal, pontuando e apontando os mais generosos e mostrando as doações feitas no último mês.

Mas atenção! O site não faz a intermediação das doações e recebimentos. O resultado positivo dessa proposta existe graças aos próprios usuários, que se comprometem em buscar os itens onde os doadores estiverem.

Como a página ainda é recente, não existem muitos itens cadastrados. Mas você pode ajudar a aumentar. Que tal experimentar?

Olhar Digital
Veja como funciona o site mudaromundo.com.br

Leia mais: www.mudaromundo.com.br

Comentários