Entretenimento

Publicado: Terça-feira, 1 de fevereiro de 2005

Cornélio Pires da Editora Ottoni está fazendo sucesso

No dia 28 de janeiro, o jornal "O Estado de São Paulo" publicou uma matéria sobre o filme de José Adalto Cardoso, " Joaquim Queima Roupa", baseado na obra de Cornélio Pires. O artigo divulga que a editora Ottoni está reeditando os livros. O telefone da editora não parou de tocar, gerando pedidos.

Crédito: Deborah Dubner Cornélio Pires da Editora Ottoni está fazendo sucesso
O editor Mylton Ottoni lê um livro de Cornélio Pires no Canto Caipira da exposição

Na última sexta-feira, dia 28 de janeiro, o jornal "O Estado de São Paulo" publicou uma matéria sobre o filme de José Adalto Cardoso, “ Joaquim Queima Roupa”, baseado na obra de Cornélio Pires. O artigo divulga que a editora Ottoni, de Itu, está reeditando os livros. Depois disso, o telefone da editora, mesmo sem ter sido mencionado, não parou de tocar gerando muitos pedidos.

A idéia de José Adalto é resgatar o caipirismo paulista difundido por Cornélio Pires. Se tudo der certo o filme será apresentado em 2006. O personagem do filme, Joaquim Bentinho, está no livro AS ESTRAMBÓTICAS AVENTURAS DE JOAQUIM BENTINHO - O QUEIMA CAMPO. Segundo OttoniEste volume talvez seja o que melhor traduz o objetivo maior do autor: mostrar um caipira vivo, criativo e sem dúvida, exagerado. Originalmente, este livro foi escrito e editado em duas etapas separadas por alguns anos. Nesta edição as duas partes estão reunidas, facilitando ao leitor observar e analisar as alterações ocorridas no ambiente caipira com a chegada dos imigrantes italianos.”

A coragem do editor Mylton Ottoni de sair em busca dos direito autorais para reeditar os livros está possibilitando o resgate deste precioso acervo quase esquecido. Já existem 6 livros publicados. Os livros se encontram a venda na Livraria Cultura em São Paulo ou em Itu: na livraria Nobel do Shopping Plaza, na 100% vídeo ou na própria editora (11 4022-5309) na Rua Garcia Moreno, 55. Quem preferir comprar on-line pode escolher a www.ottonieditora.com.br ou www.livrariacultura.com.br

Filmes feitos por Cornélio Pires:

1923 - Brasil Pitoresco

Documentário em colaboração com o cineasta Flamínio de Campos Gatti. Aspectos de cidades Brasileiras. Foi feito em 1923. A película foi "rodada em janeiro de 1923, por Flamínio Campos Gatti e pelo próprio Cornélio Pires, focalizando aspectos de Santos, Rio, Bahia e outros Estados do Norte e Nordeste".

1934 - Vamos Passear

Filme sonoro, produzido após ter feito pequenos documentários (aparentemente estes se perderam). Vamos Passear focaliza cenas do folclore paulista e nele tomaram parte violeiros, canta dores, sertanejos.

Filmes Baseados nas obras de Cornélio Pires:

1918 - Curandeiro

Roteiro extraído do conto Passe os Vinte (de Quem Conta um Conto...), filme rodado por Antônio Campos, com Sebastião Arruda como intérprete.

1970 - Sertão em Festa

Produzido pela Servicine, baseado na novela Sacrificados (Meu Samburá) e dirigido por Osvaldo de Oliveira. Os principais artistas foram Marlene Costa, Nhá Barbina, Francisco Di Franco, Tião Carreiro e Pardinho, Egidio Eccio e outros. O filme teve grande êxito. Nele tomaram parte catiteiros, violeiros, etc.

1985 - A Marvada Carne Realizada pelo cineasta André Klotzel, tendo se baseado, principalmente, na obra "As Estrambóticas Aventuras do Joaquim Bentinho, o Queima Campo".

Veja matéria publicada no OESP!

Leia mais: www.ottonieditora.com.br

Comentários