Entretenimento

Publicado: Quarta-feira, 1 de março de 2017

"Carnaval da Light" diverte crianças e adultos no Museu da Energia

Folia ocorreu ao som de marchinhas dos anos 1940 e 1950.

Crédito: Jéssica Ferrari/Itu.com.br "Carnaval da Light" diverte crianças e adultos no Museu da Energia
Crianças se divertem com confetes

Veja as fotos desta notícia no Flickr

Quem passou pelo Museu da Energia de Itu, na tarde de 27 de fevereiro, notou uma movimentação colorida e alegre em suas dependências. Isso porque o evento gratuito "Carnaval da Light" atraiu pequenos foliões e seus familiares para um baile carnavalesco, realizado em um dos salões do museu.

Todo enfeitado com a temática da festa popular brasileira, o espaço transportou os participantes para os anos 1940 e 1950, com marchinhas compostas e interpretadas por grandes nomes da época, como Carmen Miranda, Lamartine Babo, João de Barro (Braguinha) e o grupo Anjos do Inferno. Todos puderam então cantar, dançar, jogar serpentinas e confetes, além de brincar com a equipe educativa do museu que esteve presente animando o evento. Fantasiados, os educadores buscaram mexer com a imaginação das crianças ao interpretarem os personagens Chapeuzinho Vermelho, Rainha de Copas e o Pirata. Os adultos também caíram na folia, aproveitando o momento de interação em família.

Além de pular o Carnaval, a ideia era que os participantes conhecessem algumas das canções da época que tratavam das novas questões surgidas com a formação dos centros urbanos e suas comodidades, como a eletricidade. Entre 1940 e 1950, as marchinhas, antes inspiradas em temas como o amor, ganharam viés político e social, passando a abordar, também, os problemas urbanos.

Com o crescimento das cidades e o aumento no consumo de água e energia, novas situações como racionamentos e apagões, justificados pela falta de água, foram mote para a composição de bem humoradas e ácidas marchinhas de Carnaval. A antiga companhia de energia Light, responsável pela implantação, no Rio de Janeiro e São Paulo, de serviços como o transporte por bondes, iluminação pública e distribuição de energia, foi alvo de diversas marchinhas, sendo algumas destas rememoradas no evento.

Comentários