Educação

Publicado: Quarta-feira, 7 de março de 2018

Projeto Oficina Escola inaugura Sala Maria da Glória Ramalho De Vecchi

Local funciona como auditório e sala de aula para os alunos.

Crédito: Divulgação Projeto Oficina Escola inaugura Sala Maria da Glória Ramalho De Vecchi
Raul de Souza de Almeida, Prefeito Guilherme Gazzola e familiares de Gogó: Zazá De Vecchi (sobrinha), Márcio e Fernando De Vecchi (irmãos), Rose De Vecchi (cunhada) e Mariana De Vecchi Bernardi (sobrinha)

O Projeto Oficina Escola de Artes e Ofícios de Itu, mantido e apoiado pelo Programa de Ação Cultural do Governo do Estado de São Paulo, ProAc, inaugurou na última terça-feira, dia 6 de março, a Sala Maria da Glória Ramalho De Vecchi.

O local, que funciona como auditório e sala de aula para os adolescentes atendidos pelo projeto, homenageia, assim, a professora e coordenadora Pedagógica que, por anos, formou alunos de várias gerações, estimulando o pensamento crítico e uma visão diferenciada sobre o Brasil e o mundo.

Gogó, como era carinhosamente chamada, lecionou e apoiou voluntariamente o Projeto Oficina Escola durante quatro anos, de 2009 até 2013. "Era uma mulher de força, espírito e garra admiráveis, e que muito contribuiu com nosso Projeto", afirma Raul de Souza Almeida, coordenador geral do Projeto Oficina Escola de Itu.

Raul também destacou a profunda ligação entre História do Brasil e o local que, hoje, abriga o Projeto Oficina Escola - o 2° GAC-L Regimento Deodoro, instalado na antiga estrutura do Colégio São Luiz. Lembrou, ainda, que Gogó deu uma contribuição inestimável num momento em que o Projeto, atualmente apoiado pelo ProAc/ICMS, contava com pouquíssimos recursos financeiros.

"Se estivesse aqui, certamente Gogó estaria entusiasmada com nossa nova sede e com a riquíssima história que nos cerca. O Colégio São Luiz foi berço de grandes nomes da história do Brasil e, entre suas paredes, aconteceram episódios importantes, como o fato de que páginas da primeira Constituição Republicana do Brasil, promulgada em 1891, terem sido escritas aqui. A todo momento novos fatos históricos desta rica obra dos jesuítas vem à tona", diz.

O prefeito Guilherme Gazzola, que também foi aluno de Gogó, esteve presente à cerimônia e destacou a importância da ex-professora em sua vida. "Meu gosto pela política foi influenciado pela Gogó, que, além de História, sempre nos estimulou o pensamento crítico", afirmou Gazzola.

Emocionada, a sobrinha de Gogó, Zazá De Vecchi, leu algumas palavras escritas pela filha Mariana, fato que foi seguido pelo descerramento das duas placas que homenageiam a professora: uma com os dizeres "Justa homenagem a quem nunca poupou sacrifícios para ajudar nosso Projeto Oficina Escola de Artes e Ofícios de Itu nos momentos mais difíceis desta longa caminhada", e outra que mostra Gogó na sala de aula, com alunos do projeto.

Comentários