Educação

Publicado: Quinta-feira, 21 de maio de 2015

Projeto "Megafauna" é apresentado no Colégio Monteiro Lobato

Evento contou com a presença de Tulio Schargel.

Projeto "Megafauna" é apresentado no Colégio Monteiro Lobato
O projeto foi apresentado a mais de 300 alunos do Ensino Fundamental e Médio

O mergulhador profissional, diretor e produtor de filmes com especialização em cinegrafia subaquática, Tulio Schargel, esteve no Colégio Integrado Monteiro Lobato nos dias 13 e 14 de maio apresentando o projeto “Megafauna - Encontros entre Arte e Ciência na pré-história brasileira” a mais de 300 alunos do Ensino Fundamental e Médio, que foram divididos entre quatro palestras e quatro oficinas. Tulio já havia estado no Colégio em 2012, e foi recebido com muito entusiasmo por alunos e educadores.

Durante a apresentação, foi exibido o premiado filme “Brasil da Pré-História: O Mistério do Poço Azul”, produzido em 2007, que mostra a mais surpreendente expedição de paleontologia no Brasil. Realizada no Poço Azul, localizado na Chapada Diamantina (BA), a expedição de mergulho em caverna encontrou cerca de 4 mil ossos pertencentes a mais de 45 espécies diferentes de animais extintos e também da fauna ainda existente.

Além do vídeo, os alunos tiveram acesso aos painéis em tamanho natural e réplicas da pata da preguiça gigante e do crânio do tigre-dente-de-sabre. Os alunos também participaram de uma oficina de desenhos ministrada pelo designer gráfico e paleoartista Rodolfo Nogueira, especialista na arte de representar animais extintos.

Em menos de duas horas, os alunos aprenderam a desenhar a cabeça de um tigre-dente-de-sabre. “A ideia é ensiná-los a forma de enxergar o objeto e o passo a passo do desenho. Primeiro, saiu o esqueleto, depois colocamos a musculatura e, para finalizar, a pelagem e as cores. A participação dos alunos foi ótima”, comentou o designer.

“Eu gostei muito da palestra, pois ela nos ensinou curiosidades muito interessantes sobre o nosso mundo de uma forma muito legal, com animações e histórias fenomenais. Isso sem contar que na oficina nós pudemos sentir um pouco como é fazer esse trabalho, que com certeza é muito legal e emocionante”, disse Alice Piratelli, aluna do 6º ano.

“A palestra da Magafauna foi incrível! A história contada por Tulio Schargel, o filme que ele fez e tudo mais foram muito legais. Se eu pudesse, assistia de novo.
Encontrar ossos de animais bem antigos é muito difícil, principalmente em bom estado, quando juntos formam um enorme animal, considerado o maior mamífero que já esteve na Terra. Peguei até autógrafo com o Tulio, e também seu e-mail, para poder escrever a ele dizendo que foi feito um bom trabalho”, afirmou Marcela Vidal, aluna do 7º ano.

O Colégio

O Colégio Monteiro Lobato dispõe de um material didático moderno, que garante educação de qualidade para quem está sempre em crescimento. O Monteiro fica na Rua Tenente Olavo de Assis, 12 - Itu/SP. Mais informações pelo telefone (11) 4024-2984.

Leia mais: www.monteirolobato.net

Comentários