Educação

Publicado: Quinta-feira, 8 de dezembro de 2016

Projeto de musicalização integra disciplinas do Colégio Almeida Júnior

Aulas de violino e banda de garagem fazem parte da iniciativa

Projeto de musicalização integra disciplinas do Colégio Almeida Júnior
Aulas acontecem do ensino Infantil até o Médio

A musicalização é uma das disciplinas oferecidas pelo Colégio Almeida Júnior aos seus alunos. Do ensino Infantil até o Médio, essas aulas têm por objetivo proporcionar a oportunidade de experimentar diversas maneiras de se fazer música, seja com instrumentos, com o corpo, com a voz, ou até com objetos do cotidiano. Dentro desse trabalho são oferecidas, como atividade extracurricular, várias modalidades musicais entre elas aulas de violino, coral e banda de garagem.

Durante as aulas, os alunos dos ensinos Infantil e Fundamental I têm contato e aprendem a tocar vários instrumentos musicais para descobrir o interesse por algum deles. Histórias cantadas, instrumentos, jogos e brincadeiras musicais fazem com que as aulas de musicalização sejam mais alegres e divertidas. As crianças realizam experiências sonoras, confeccionam instrumentos e manuseiam instrumentos convencionais. Esta ação pedagógica pode levar a criança a produzir música dentro de uma perspectiva que passa pela auto-organização, respeito mútuo, criação, expressão e improvisação.

Para os alunos dos ensinos Fundamental II e Médio são oferecidas aulas de violino, banda de garagem e coral. Os alunos têm acesso aos diferentes estilos musicais que vão do rock ao erudito e contato com vários instrumentos, entre eles guitarra contra-baixo, teclado e bateria.

De acordo com o professor e músico Joab da Silva Barboza, o objetivo principal dessas aulas é musicalizar as crianças e jovens promovendo a sensibilização para o Mundo ao redor e aprimorar o senso estético. “Fazer música também desperta o fazer musical coletivo e auxilia a desenvolver atividades em conjunto. A música, como forma de arte, desperta o olhar diferenciado para o mundo e nos permite traduzi-lo de outra maneira”, destaca.

O Colégio

O Almeida Júnior procura firmar-se pela valorização do ser humano pleno e de suas potencialidades, buscando a vivência de um cotidiano escolar que realmente reflita com coerência de propósito este ideal. O colégio fica na Rua Cruz das Almas, 316 - Itu/SP. Mais informações pelo telefone (11) 4013-1556.

Leia mais: www.colegioalmeidajunior.com.br

Comentários