Educação

Publicado: Quinta-feira, 23 de fevereiro de 2017

Professores do Colégio Almeida Júnior visitam Serra do Japi

Estudo do meio abordou trabalho de preservação ambiental.

Crédito: Divulgação/Colégio Almeida Jr. Professores do Colégio Almeida Júnior visitam Serra do Japi
Os professores do Colégio Almeida Júnior durante a visita

Os professores do Ensino Fundamental II do Colégio Almeida Júnior visitaram, neste mês de fevereiro, a Serra do Japi em Jundiaí. Esse trabalho de Estudo do Meio teve como foco conhecer o trabalho desenvolvido na preservação do meio ambiente e conhecer a biodiversidade do local.

A Serra do Japi é um raro remanescente de Mata Atlântica no Interior do Estado de São Paulo, detentora de 7% do que restou da formação original do bioma de Mata Atlântica do Brasil. A riqueza de sua biodiversidade está diretamente relacionada ao fato de que a Serra do Japi possui uma condição climática diferenciada já que se localiza em uma região ecotonal, isto é, uma área de transição ou junção entre duas ou mais formações florestais.

Considerada “Reserva da Biosfera da Mata Atlântica” pela Unesco, suas características fazem dela um importante Patrimônio Natural, sendo considerada uma das últimas grandes áreas restantes da Mata Atlântica do Brasil e do interior paulista ainda preservada em uma região densamente ocupada, representando uma das últimas grandes áreas de floresta contínua do Estado de São Paulo, tendo o testemunho de uma flora e fauna exuberante que existiam em grande parte na região sudeste do Brasil.

Essa visita proporcionou aos professores uma atividade diferenciada e que vai permitir levar essa experiência aos alunos em sala de aula. “O estudo do meio é uma atividade que garante um momento coletivo de aprendizagem e de convivência entre professores. É uma forma de aprendizagem com a observação direta do ambiente”, destacou a coordenadora do Ensino Fundamental II, Luciana Nunes Vaccari Avi.

O Colégio Almeida Júnior fica na Rua Cruz das Almas, 316 - Itu/SP. Mais informações pelo telefone (11) 4013-1556.

Leia mais: www.colegioalmeidajunior.com.br

Comentários