Educação

Publicado: Quinta-feira, 28 de janeiro de 2016

Professores do Colégio Almeida Jr. visitam prédio da Prefeitura de Itu

Educadores também conheceram o Parque Ecológico Taboão.

Crédito: Regina Lonardi Professores do Colégio Almeida Jr. visitam prédio da Prefeitura de Itu
Os professores do Colégio Almeida Júnior foram recepcionados pela secretária do Meio Ambiente, Patrícia Bastos Godoy Otero

A preservação do meio ambiente é uma das preocupações do Colégio Almeida Júnior e esse tema é apresentado aos alunos durante o ano. Na cidade, o Paço Municipal é conhecido por ser o primeiro prédio verde do país. Para conhecer esse novo conceito de preservação de sustentabilidade, os professores do Colégio visitaram as instalações da Prefeitura de Itu, o Parque Ecológico Taboão e a nova sede da Secretaria de Meio Ambiente.

Antes da visitação, os professores dos Ensinos Infantil, Fundamental I e II tiveram uma breve introdução sobre o tema "Itu Berço da República - como tudo começou", feita pelo professor de história Luís Roberto de Francisco.

A visitação foi acompanhada pela coordenadora de Educação Ambiental da Prefeitura de Itu, Valéria Miguel Rusticci, que explicou a importância do Prédio Verde, como é conhecido.

Inaugurado em 2012 o prédio da prefeitura segue um novo modelo de construção que já é realidade nos países mais desenvolvidos, o "green building" (prédio verde). Este conceito leva em conta princípios fundamentais, como a utilização eficiente da água, da energia, da terra e de outros materiais, reduzindo a poluição e produção de resíduos. Por obter uma série de normas de sustentabilidade, o Prédio Verde, conta com a certificação Liderança em Energia e Design Ambiental (Leed), válida mundialmente.

Na Secretaria de Meio Ambiente os professores também foram recepcionados pela secretária da pasta, Patrícia Bastos Godoy Otero.

Para a coordenadora do Ensino Infantil, Claudia Maria Ceratti Capelli, "a conscientização humana diante da natureza da qual participamos nos faz entender que o processo de conservação precisa ser rapidamente revisto. Acreditando nesta meta, sentimos, colaboramos e formamos um cidadão pronto para atuar na história e reconstrução do nosso planeta. Ao apresentar essa consciência aos pequenos alunos, eles se apropriam e "compram a ideia", exigindo da própria sociedade em que estão inseridos (família e escola) mudanças de comportamento e atitudes".

A coordenadora do Ensino Fundamental I, Renata Silva Teixeira destaca que, "trabalhar com educação, além de exigir um aprendizado constante e contínuo em todas as áreas do conhecimento, pede que tenhamos uma consciência política e de responsabilidade social. Uma visita à prefeitura de Itu para conhecer os espaços físicos, os serviços oferecidos, a funcionalidade do "prédio verde" e tudo o que temos disponível para nosso uso, mas pouco sabemos, nos permite usufruir com melhor sabedoria dos recursos públicos e ambientais e consequentemente ajudar na formação de cidadãos capazes de reconhecer as responsabilidades de cada função pública e política, suas próprias responsabilidades e direitos dentro da sociedade em que vivemos".

Luciana Nunes Vaccari Avi, coordenadora do Ensino Fundamental II, também enfatizou a importância desse trabalho de conscientização junto aos alunos, sobre a importância da preservação do meio ambiente.

"E o mais interessante é que através de um trabalho como esse, desenvolvido pela secretaria do meio ambiente, podemos mostrar aos nossos alunos ações concretas de preservação que estão dando certo", destaca a coordenadora. 

O Colégio

O Almeida Júnior procura firmar-se pela valorização do ser humano pleno e de suas potencialidades, buscando a vivência de um cotidiano escolar que realmente reflita com coerência de propósito este ideal. O colégio fica na rua Cruz das Almas, 316 - Itu/SP. Mais informações pelo telefone (11) 4013-1556. 

Leia mais: www.colegioalmeidajunior.com.br

Comentários