Educação

Publicado: Terça-feira, 31 de março de 2015

Ponto de Leitura de Itu funciona nas dependências da Fatec

Acervo está disponível à população todos os sábados.

Ponto de Leitura de Itu funciona nas dependências da Fatec
Ponto de Leitura de Itu conta com um acervo de cerca de 650 títulos

Desde 7 de fevereiro, o Ponto de Leitura de Itu está funcionando nas dependências da biblioteca da Faculdade de Tecnologia “Dom Amaury Castanho”. Fruto de parceria entre Fatec, Cursinho Popular Comunitário e Biblioteca Comunitária “Prof. Waldir de Souza Lima”, o acervo de cerca de 650 títulos entre livros, enciclopédias, gibis, revistas e DVDs está disponível à população todos os sábados, das 9 às 18 horas.

Além do acervo original do Ponto de Leitura, conquistado em 2008 através do Prêmio Machado de Assis do Ministério da Cultura, também estão disponíveis apostilas de cursinhos e concursos públicos e obras voltadas a cursos de licenciatura (educação, pedagogia, didática etc.).

José Renato Galvão, do Ponto de Leitura, lembra que o objetivo é atender principalmente estudantes e jovens. “Pretendemos atender não só os alunos regulares da Fatec, mas também estudantes do Cursinho Comunitário, Univesp e os antigos usuários da Biblioteca Comunitária”, afirma.

Erico Vinícius, também do Ponto de Leitura, afirma que o Ponto de Leitura visa estimular o gosto e prazer da leitura. “Temos obras de estudo e também de lazer, principalmente literatura infanto-juvenil e clássicos da literatura nacional e estrangeira. A ideia é estender o uso do acervo a toda a comunidade escolar: alunos, funcionários, professores, estagiários e suas famílias”, diz.

André Luigi, professor e coordenador do Cursinho Comunitário, reforça o papel da Fatec no processo da reinauguração. “A Fatec Itu abriu as portas tanto para o Cursinho como para o Ponto de Leitura, por acreditar que são projetos de extensão comunitária de caráter educativo que proporcionam a inclusão de jovens que não tem recursos para arcar com despesas de cursinhos particulares nem com aquisição de livros, ambos com valores bastante elevados no país”, explica.

“A Fatec Itu, por ser uma instituição de Ensino Superior e ainda pública e gratuita, tem a responsabilidade de construir, de forma real e emancipadora, a pesquisa, o ensino e a extensão. E, sobre este último item, a busca em possibilitar espaços de aprendizagem constante, como o Cursinho Comunitário Popular, ou espaços culturais, como o Ponto de Leitura, exposições, cinema, música, entre outras ações, é uma forma de trazer a comunidade para este espaço público, para que todos sintam-se pertencentes a este lugar e, assim, possam sempre cuidar e melhorá-lo”, completa a professora Juliana Verona, diretora da Fatec Itu.

Vale lembrar que o restante do acervo da Biblioteca Comunitária (cerca de 14 mil volumes) está encaixotado desde 2013 aguardando novo local para funcionamento. Por ser um projeto sem fins lucrativos, a entidade não tem recursos para cobrir despesas com locação ou compra de imóvel. Negociações estão sendo feitas com entidades locais do poder público e da sociedade para a aquisição de imóvel em regime de comodato ou parceria.

Comentários