Educação

Publicado: Terça-feira, 1 de dezembro de 2015

Petrans realiza últimas formaturas do Ensino Fundamental

Cerimônias reuniram alunos das Escolas Municipais.

Crédito: Fábio Navarro/Prefeitura de Itu Petrans realiza últimas formaturas do Ensino Fundamental
Crianças exibem certificado de conclusão do programa

O encerramento das formaturas do segundo semestre do Programa de Educação no Trânsito (Petrans), nas Escolas Municipais de Ensino Fundamental, ocorreu no dia 30 de novembro. Pela manhã, a cerimônia foi com a Emef “Convenção de Itu”, onde foram formados 54 alunos. Já na parte da tarde, houve a formatura dos 51 alunos da cessão de salas da escola “Profº. João A. M. Navarro”, localizada no Parque Residencial Potiguara.

Ambas as cerimônias contaram com as presenças do coordenador do Petrans, GCM Bellão, acompanhado dos instrutores do programa, diretoras, professores e funcionários das escolas. Também esteve presente nos eventos o vice-prefeito de Itu, Neto Beluci.

Desde sua implantação na Rede Municipal de Ensino, o Petrans já formou aproximadamente 22 mil crianças, com a finalidade de orientar e educar esses futuros motoristas e pedestres para enfrentar os problemas e os perigos do trânsito. Os alunos recebem informação e formação em sala de aula, por parte dos instrutores do programa, acompanhados pelos professores.

A intenção do Petrans é conscientizar os futuros motoristas desde sua infância, passando noções sobre o funcionamento do tráfego, regras de trânsito e respeito aos pedestres e ciclistas. O Programa de Educação no Trânsito possui quatro módulos de formação e aulas semanais nas escolas, com duração máxima de 50 minutos. Também são utilizadas aulas práticas, sempre acompanhadas dos instrutores e professores, contanto com avaliações periódicas, para a verificação do aprendizado do aluno. Os instrutores contam ainda com a participação ativa dos pais dos alunos, na propagação do assunto “trânsito”, na sociedade.

Comentários