Educação

Publicado: Quarta-feira, 5 de setembro de 2018

Palestra gratuita "O diferencial do Jardim Waldorf" ocorre em Itu

Conversa aberta com os pais será dia 11 de setembro.

Palestra gratuita "O diferencial do Jardim Waldorf" ocorre em Itu
Pedagoga Felícia Mader ministrará a palestra

O Grupo de Estudos da Antroposofia Sol Itu realizará no próximo dia 11 de setembro (terça-feira), a partir das 19h30, no Sincomércio, mais uma palestra gratuita. O tema “O diferencial do Jardim Waldorf - Uma conversa aberta com pais” será abordado pela pedagoga Felícia Mader.

Felícia estudou no Colégio Waldorf Micael em São Paulo e tem formação em Pedagogia pelo Mackenzie. Participou do Seminário de Jovens Waldorf na Alemanha e também formada em Pedagogia Waldorf para o primeiro setênio. Há mais de 15 anos desenvolve a pedagogia Waldorf. Atualmente, é coordenadora pedagógica, diretora de ensino infantil e trabalha na construção da Escola Aracê, em Indaiatuba. Atende pais interessados na pedagogia Waldorf, tirando dúvidas sobre a rotina desse formato de aprendizagem.

A pedagogia Waldorf foi desenvolvida por Rudolf Steiner e tem como objetivo promover o livre desenvolvimento da individualidade com os melhores impulsos crescentes na criança. Difere de muitos outros métodos educacionais na medida em que não pretende implantar metas educacionais predeterminadas para as crianças.

"A pedagogia Waldorf não é um sistema educacional, mas uma arte com a qual se desperta o que há no ser humano. Não pretendo educar com pedagogia Waldorf, mas despertar. Pois, agora, o tempo é de despertar. Em primeiro lugar, os professores devem ser despertados e, em seguida, devem despertar as crianças e os jovens novamente." (Rudolf Steiner: GA 217, S 36).

“A pedagogia Waldorf não é um bicho de sete cabeças, apesar de ser completamente diferente do que a maioria das pessoas tem como referência de escola. O ensino e a forma podem parecer estranhos aos olhos leigos, mas a pedagogia tem muito a nos ensinar. Seja do ponto de vista pedagógico, seja do ponto de vista do ser humano. Existe uma premissa no ensino que é formar seres humanos, antes de querer formar alunos que tiram notas altas. É o que está por trás do conceito 'educação para a liberdade'”.

Nas escolas Waldorf, as crianças têm aula de tricô, euritmia, aprendem alemão e tocam instrumentos de cordas, como violoncelo e violino. São alfabetizadas apenas com sete anos e nenhum professor usa livro didático ou caderno pautado. As crianças trocam o lápis pela caneta tinteiro inicialmente, só pintam com aquarela e usam mochilas de couro que foram feitas por seus pais. Os alunos não levam bolachas recheadas, doces e trash food nas lancheiras. Suco de caixinha, nem pensar! Pães, só integrais. No pátio, brincam de brincadeiras tradicionais. Parece coisa de cidade do interior. Crianças de quinto e sexto anos ainda jogam taco no recreio e brincam de pega-pega, por exemplo. A arquitetura das escolas propicia o brincar de corda, casinha, perna de pau, entre outras coisas que as crianças inventam. Um lugar que foi pensado levando em conta o livre brincar e que coloca pequenos desafios de autonomia e desenvolvimento corpóreo a favor do autoconhecimento. (fonte: catraca livre - Carolina Delboni - jornalista e consultora em comportamento e tendência infantil)

Serviço:
Palestra: “O diferencial do Jardim Waldorf. Uma conversa aberta com pais”
Palestrante: Professora Felícia Mader
Dia: 11/09/2018 (terça-feira)
Horário: 19h30
Local: Sincomércio – Itu
Rua Maestro José Vitório, 137, Centro – Itu/SP
Realização: Grupo de Estudos de Antroposofia Sol Itu
Apoio: Itu.com.br e Sincomércio

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