Educação

Publicado: Quarta-feira, 6 de maio de 2015

Palestra com Laurentino Gomes abre Semana Literária em escolas de Itu

Atividade é realizada pela Biblioteca Itinerante do Projeto Território Vivo.

Crédito: Arquivo/Itu.com.br Palestra com Laurentino Gomes abre Semana Literária em escolas de Itu
Autor Laurentino Gomes

A Biblioteca Itinerante do Projeto Território Vivo realizará uma Semana Literária, de 11 a 17 de maio, em escolas de Itu e Cabreúva que atendem crianças e jovens do Bairro Pedregulho.

A abertura do evento acontece já nesta quarta-feira, dia 6 de maio, com uma palestra com o autor Laurentino Gomes, das 17h30 às 19 horas. A atividade prévia será para professores e ocorre no auditório da Secretaria Municipal de Educação, no Paço Municipal de Itu.

Paranaense de Maringá, Laurentino Gomes é ganhador do Prêmio Jabuti de Literatura com os livros 1808, sobre a fuga da corte portuguesa de D. João VI para o Rio de Janeiro; 1822, sobre a Independência do Brasil e 1889, que trata da Proclamação da República. Ao todo, seus livros já venderam mais de 2 milhões de exemplares. Sua obra também foi eleita o Melhor Ensaio de 2008 pela Academia Brasileira de Letras.

Formado em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná, com pós-graduação em Administração pela Universidade de São Paulo, é membro titular do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo e da Academia Paranaense de Letras. Atualmente mora em Itu.

Serviço:
Semana Literária Território Vivo
Abertura 06/05/2015
Laurentino Gomes: um Contador da Nossa História
17h30 às 19h, no Auditório da Secretaria Municipal de Educação.
Avenida Itu 400 Anos, 111, Itu, Novo Centro.

> A Semana Literária

As atividades da Semana Literária acontecem simultaneamente nas escolas EMEF SAAR - Brasil (Itu), EMEFEI Ver. Oscar Barbosa e EE Monsenhor Heladio (Cabreúva), unidades que atendem crianças e jovens do bairro Pedregulho, zona rural de Itu, área de atuação do projeto Território Vivo. Também estão previstas interações com as escolas EMEF Prof. Firmino Octavio do Espírito Santo Jr. e EE Prof. José Leite Pinheiro Junior, em Itu.

As escolas receberão atividades com autores e contadores de histórias. E no final de semana, entre os dias 15 e 17, haverá uma tenda na Praça Padre Miguel, com mais atividades e uma pequena feira de livros.

Agenda SAAR Brasil (Itu)

11/05 - tarde - Leituras e atividades orientadas pela Biblioteca Itinerante Território Vivo.
12/05 - manhã e tarde - Leituras e atividades orientadas pela Biblioteca Itinerante Território Vivo.
13/05 - manhã e tarde - Leituras e atividades com Ilan Brenman, autor de diversos livros, entre eles "O Alvo", "Até as Princesas Soltam Pum", "O que Cabe no Livro", por várias editoras.
14/05 - manhã e tarde - Leituras e atividades orientadas pela Biblioteca Itinerante Território Vivo.
15/05 - manhã e tarde - Contação de Histórias com Vanessa Meriqui, autora de diversos livros, entre eles, "Mágica na Loja de Tintas", "Galinda - Uma Mãe Muito Especial", "Maria Eduarda - A Menina que Devorou o Mundo", por várias editoras.

Participação especial de Fernanda Audrila, professora do curso livre de teatro da Escola Municipal de Iniciação Artística "Manolo Santoro", da Secretaria Municipal de Cultura. Atividades da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, com jogos, doação de mudas e circuito Tela Verde.

Agenda EMEFEI Ver. Oscar Barbosa (Cabreúva - Pinhal)

11/05 - tarde - Leituras e atividades orientadas pela Biblioteca Itinerante Território Vivo.
12/05 - manhã e tarde - Leituras e atividades com os autores Celina Bodenmuller e Fabiana Prando, de "A Flor de Lirolay e outros Contos".
13/05 - manhã e tarde - Leituras e atividades com os autores Celina Bodenmuller e Luiz Anelli - "ABC Dinos e Dinossauros - O Cotidiano dos Dinos". E com Ilan Brenman, autor de diversos livros, entre eles "O Alvo", "Até as Princesas Soltam Pum", "O que Cabe no Livro", por várias editoras.
14/05 e 15/05 - manhã e tarde - Contação de Histórias com Ana Lacombe e Vanessa Meriqui. Vanessa também é autora de diversos livros, entre eles, "Mágica na Loja de Tintas", "Galinda - Uma Mãe Muito Especial", "Maria Eduarda - A Menina que Devorou o Mundo", por várias editoras.

Agenda EE Mons. Heládio (Cabreúva - Pinhal)

12 a 13/05 - manhã e tarde - Leituras e atividades orientadas pela Biblioteca Itinerante Território Vivo, com os autores Celina Bodenmuller, Luiz Anelli e Fabiana Prando - "ABC Dinos, Dinossauros - O Cotidiano dos Dinos", "A Flor de Lirolay e outro Contos".

Agenda Praça Padre Miguel - Feirinha de Livros

15/05 - Contação de Histórias.
16/05 - Presença das autoras Teresa Cristina Bendini, de "A Palavra Mágica", Cachecol Editora e Selma Maria Kuasne, de "ABC das Águas", Panda Booksedo ilustrador Laurent Cardon.
17/05 - Atividades orientadas pela Biblioteca Itinerante Território Vivo.

A programação está sujeita a alterações, e as atualizações serão feitas pela fanpage do evento: https://www.facebook.com/bibliotecaitineranteterritoriovivo

Comentários