Educação

Publicado: Sexta-feira, 2 de outubro de 2015

Museu da Música oferece curso de Museologia e Patrimônio

Aulas ocorrem entre 22 de outubro e 26 de novembro.

Crédito: Divulgação/Museu da Música - Itu Museu da Música oferece curso de Museologia e Patrimônio
Fachada do Museu da Música de Itu

Entre os dias 22 de outubro e 26 de novembro, o Museu da Música – Itu oferecerá o curso Museologia e Patrimônio: fundamentos teóricos, ministrado pelo museólogo Prof. Emerson Ribeiro Castilho (UNIRIO). O curso é voltado para profissionais e técnicos da área, para graduandos de História e ciências correlatas e interessados em geral.

Os encontros acontecerão no próprio museu ao longo de seis quintas-feiras, entre as 17 e 19 horas. Aos alunos que frequentarem 75% das aulas será oferecido certificado de participação de 12 horas.

São 25 vagas e o valor de inscrição é de R$120,00 (pagos em parcela única na primeira aula). Inscrições até o dia 20 de outubro pelo e-mail – [email protected]. O curso conta com apoio da Secretaria Municipal de Cultura.

O Museu da Música fica na Rua Floriano Peixoto, 480, no Centro de Itu.

O curso

O curso abrangerá abordagens sobre a origem grega de museus, ideias relacionadas ao conceito de memória, o surgimento dos museus no período do Renascimento e da Revolução Francesa, durante o século XIX e na contemporaneidade.

Emerson Ribeiro Castilho é Museólogo formado pela Escola de Museologia da UNIRIO, Mestre e Doutorando em Museologia e Patrimônio pelo Programa de Pós Graduação em Museologia e Patrimônio – PPGPMUS, pela mesma universidade em parceira com Museu de Astronomia e Ciências a Fins – MAST. Trabalha nas áreas de pesquisa em Museologia – Museografia e atua em Educação Não Formal vinculada ao Patrimônio (Cultural e Natural) e em Museus [de Arte (clássica, moderna e contemporânea), Ciência e História].

Comentários