Educação

Publicado: Quinta-feira, 18 de abril de 2019

Museu da Energia de Itu lança projeto de incentivo à leitura em escola

Ação acontece em parceria com a Etec Martinho Di Ciero

Crédito: Divulgação Museu da Energia de Itu lança projeto de incentivo à leitura em escola
Alunos durante leitura

Na próxima terça-feira, dia 23 de abril, o Museu da Energia de Itu em parceria com a Biblioteca Ativa da Etec Martinho Di Ciero lançam projeto de Incentivo à Leitura, cujo objetivo é estimular o interesse dos adolescentes da instituição de educação.

Em encontro com as ações de leitura na biblioteca a programação conta com o desenvolvimento de atividades de mediação de leitura como, debates, contação de histórias, representações e saraus, tendo como tema “Mulheres”. Além da elaboração de atividades de produção de textos e atrações externas em visitas mediadas ao Museu da Energia de Itu.

“A leitura é um processo de contínuo aprendizado e ajuda a desenvolver a reflexão e o espírito crítico, sendo fonte inesgotável de temas para melhor compreensão do mundo nos dias de hoje”, comenta Ana Sbrissa, coordenadora do Museu da Energia de Itu, que complementa, “a parceria com Etec Martinho Di Ciero é fundamental para ampliar o estímulo à prática da leitura, tendo como principal palco a biblioteca do espaço.

Além das ações de incentivo à leitura, o projeto prevê a criação da “Estante Martinho”, uma seleção de títulos que todo adolescente deveria ler: Vidas secas (Graciliano Ramos), O pequeno príncipe (Antoine de Saint-Exupéry), Os tambores de São Luís (Josué Montello), A revolução dos bichos (George Orwell), entre outros.

O público externo, interessado em contribuir com o projeto, poderá participar da campanha de arrecadação de livros para biblioteca por meio da doação de um dos livros que constam na lista da “Estante Martinho”. A lista será divulgada nas redes sociais do Museu da Energia e da Biblioteca da Etec Martinho Di Ciero. O ponto de coleta será o Museu, localizado na Rua Paula Souza, 669 - Centro.

O projeto conta com a coordenação pedagógica dos professores Kátia Urbini e Gerson Pacheco, além da bibliotecária voluntária Maria Cristina Tasca.

Sobre a Fundação Energia e Saneamento

Criada em 1998, a Fundação Energia e Saneamento pesquisa, preserva e divulga o patrimônio histórico e cultural dos setores de energia e de saneamento ambiental. Atuando em várias regiões do Estado de São Paulo por meio da Rede Museu da Energia (São Paulo, Itu e Salesópolis) e do Núcleo de Documentação e Pesquisa, realiza ações culturais e educativas que reforçam conceitos de cidadania e incentivam o uso responsável de recursos naturais, trabalhando nos eixos de história, ciência, tecnologia e meio ambiente.

Comentários