Educação

Publicado: Segunda-feira, 30 de novembro de 2015

Museu da Energia de Itu lança o projeto "Intervalo com Energia"

Ação visa o desenvolvimento cultural e social local.

Crédito: Divulgação/Museu da Energia Museu da Energia de Itu lança o projeto "Intervalo com Energia"
Alunos do Colégio Monteiro Lobato durante apresentação do Museu da Energia no intervalo

O Museu da Energia - Núcleo de Itu lançou o “Intervalo com Energia”. A primeira instituição de ensino a receber o projeto foi o Colégio Integrado Monteiro Lobato, no período de 24 a 27 de novembro, quando os educadores do museu estiveram presentes durante os intervalos realizando experimentos sobre fotocélulas, holografia, globo de plasma e energia solar.

O "Intervalo com Energia" foi desenvolvido pelo Setor Educativo do Museu da Energia de Itu, com o objetivo de oferecer ações educativas aos alunos e docentes durante o horário do intervalo (recreio) das instituições de ensino, visando contribuir com o desenvolvimento cultural e social local. Esse Projeto está inserido no Programa Educativo da Rede Museu da Energia, através dos programas “Museu na Escola/Escola no Museu” e “Energia da Comunidade”.

O Projeto compreende uma série de experimentos tendo como referência o “Ano da Luz”. A Assembleia Geral das Nações Unidas proclamou 2015 como o “Ano Internacional da Luz”, uma iniciativa mundial que destaca a importância da luz e das tecnologias ópticas na vida dos cidadãos, assim como no futuro e no desenvolvimento das sociedades de todo o mundo.

As escolas interessadas em receber o Projeto em 2016 podem entrar em contato com Setor Educativo do Museu da Energia de Itu através do e-mail [email protected].

Museu da Energia de Itu

É uma das unidades museológicas que integra a Rede Museu da Energia gerida pela Fundação Energia e Saneamento. O Museu está instalado em um sobrado construído em 1847 e situado no centro histórico da cidade. Nas suas salas, o visitante faz uma viagem no tempo, conhecendo a forma como o cotidiano das pessoas mudou junto com a chegada da energia das antigas lamparinas que queimavam óleo até os eletrodomésticos lançados em meados do século XX, a exposição abrange mais de cem anos de história.

Comentários