Educação

Publicado: Terça-feira, 30 de dezembro de 2014

Matrículas abertas para quem deseja conquistar o 1º diploma em 2015

Inscrições para EJA e CEEJA podem ser feitas em janeiro.

A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo recebe inscrições durante todo o mês de janeiro de jovens e adultos interessados em conquistar o diploma da educação básica em 2015. As matrículas podem ser feitas em qualquer unidade de ensino, incluindo as 411 da região de Sorocaba, por pessoas que por algum motivo precisaram interromper os estudos e querem voltar a estudar no próximo ano. 

Além das escolas que oferecem aulas na modalidade regular chamada de Educação de Jovens e Adultos (EJA), também estão abertos os cadastros nos 31 Centros Estadual de Educação de Jovens e Adultos (CEEJA), com carga horária flexível. Estas unidades, apenas em 2014, registraram 81,5 mil matrículas, uma média de nove registros por hora.

Nos CEEJAs, o participante recebe os roteiros de estudos e deve comparecer ao centro quantas vezes forem necessárias para receber orientações, tirar dúvidas com os professores, frequentar oficinas ou palestras desenvolvidas pela instituição e realizar as avaliações parciais e finais.

“Nunca é tarde para voltar aos estudos e conquistar o diploma. Por isso, a Secretaria mantém uma estrutura de programas e professores capacitados para receber e orientar aqueles estudantes que já têm experiência e precisam dar um novo passo”, afirma Virginia Nunes Oliveira, uma das diretoras do Centro de Educação de Jovens e Adultos da Secretaria da Educação.

Os interessados em concluir o Ensino Médio na EJA ou nos CEEJAs precisam ter, no mínimo, 18 anos. Já na modalidade regular do Ensino Fundamental, a idade mínima é 15 anos. Para fazer o cadastro, basta comparecer a qualquer uma das escolas estaduais e fornecer nome completo, data de nascimento, endereço residencial e telefone para contato. É recomendável levar a certidão de nascimento e comprovante de residência. Para os estudantes que já frequentam a rede estadual em 2014, a matrícula é feita automaticamente. 

Comentários