Educação

Publicado: Quinta-feira, 6 de junho de 2013

Itu sedia curso de Dança Circular com Sandra Cabral

Evento será no dia 14/06, sexta-feira, no Parque do Varvito.

Itu sedia curso de Dança Circular com Sandra Cabral
Este workshop de Danças Circulares já foi ministrado por Sandra Cabral com grande sucesso em São Paulo, Campinas, Curitiba, Santos e Garuva (SC)

Pela primeira vez, a bailarina e focalizadora de Danças Circulares Sagradas, Sandra Cabral (Santos/SP), estará em Itu para uma oficina que ocorrerá no dia 14 de junho, sexta-feira. O local escolhido – Parque Geológico do Varvito – combina com a proposta do curso, que tem como tema “Sobre Asas e Raízes”.

Este curso, que já foi ministrado com grande sucesso em São Paulo, Campinas, Curitiba, Santos e Garuva (SC), foi montado originalmente para os participantes da roda semanal de Itu (Bosque Alceu Geribello), mas está aberto para todos os interessados que já têm alguma experiência com Danças Circulares.

Na versão compacta de um dia, o curso traz oito coreografias de Sandra Cabral e inclui CD, DVD e apostila. Aproveitando a beleza do parque, o almoço será um picnic coletivo.

Este curso tem o apoio da Secretaria do Meio Ambiente de Itu.

SERVIÇO

Workshop “Sobre Asas e Raízes” com Sandra Cabral
Data: 14 de junho de 2-13
Hora: 9h às 17 horas
Local: Parque Geológico do Varvito
Valor: R$ 140,00 - inclui CD, DVD, apostila e 2 coffee breaks
Atenção: Participação somente com inscrição antecipada!
Mais informações com a organizadora Deborah Dubner pelo email [email protected] ou celular (11) 96695-5688. 

Sandra Cabral

Licenciatura plena em Dança pela Universidade metropolitana de Santos-UNIMES e bailarina clássica formada pela escola de Bailados de Santos. É focalizadora formada em 2009 pela TRIOM, com Renata Ramos e tem participado desde então, de diversos cursos com focalizadores nacionais e internacionais. Fez curso de Aprofundamento em Danças Circulares com Renata Ramos e convidados (2012). Atua como coreógrafa de danças para rodas. Criadora da suíte circular “Sobre Asas e Raízes”, ministrada em São Paulo, Campinas, Curitiba, Santos e Garuva.

Parque Geológico do Varvito

O Parque do Varvito, um verdadeiro monumento geológico inaugurado em 1995, já recebeu mais de 500 mil visitantes, entre turistas, estudantes e pesquisadores. Patrimônio tombado pelo Condephaat, foi construído em uma área de 44.346 m2 da antiga pedreira. Varvito é o nome utilizado pelos geólogos para denominar um tipo de rocha sedimentar única, formada pela sucessão repetitiva de lâminas ou camadas, cada uma delas depositada durante o intervalo de um ano. O varvito de Itu é a mais importante exposição conhecida desse tipo de rocha na América do Sul. Em termos geológicos, o varvito faz parte de um pacote de rochas sedimentares que contêm evidências de uma extensa idade glacial, há 280 milhões de anos, quando um enorme manto ou lençol de gelo cobriu a região sudeste da América do Sul. Veja fotos!

Sobre as Danças Circulares

As Danças Circulares resgatam uma prática ancestral, através de músicas e danças regionais e folclóricas dos diversos povos, conectando as pessoas de forma lúdica e harmoniosa. É também um convite para conhecer, através do ritmo, melodia e movimentos, a expressão de outra cultura, com seus gestos, posturas e história. Naturalmente, o simples ato de dançar junto aproxima fronteiras, estimulando os integrantes da roda a respeitar, aceitar e honrar as diversidades. As danças podem ser simples e de fácil aprendizado, não tendo necessidade de experiência anterior para participar desses círculos. O profissional que ensina as danças para os grupos chama-se focalizador. Reconhecida também como uma forma de meditação ativa, a Dança Circular é recomendada para pessoas de qualquer idade, raça, religião ou profissão.

Estudos comprovam que a Danças Circulares podem melhorar a capacidade cardiorrespiratória e a circulação periférica, diminuir a pressão arterial, promover perda calórica e fortalecimento muscular, atenuar as dores e prevenir problemas futuros posturais e de artrose. Além disso, por ser uma atividade física aeróbia e prazerosa, libera os hormônios endorfina e ocitocina, ambos relacionados com a sensação de prazer e bem estar.

Comentários