Educação

Publicado: Segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

Itu promove 1º Seminário do Pacto pela Alfabetização na Idade Certa

Evento ocorreu no auditório do Paço Municipal.

Crédito: Jorge de Souza/Prefeitura de Itu Itu promove 1º Seminário do Pacto pela Alfabetização na Idade Certa
Participaram do seminário professores alfabetizadores dos 1º, 2º e 3º anos das escolas municipais de ensino fundamental de Itu

A Prefeitura de Itu, por meio da Secretaria Municipal de Educação, promoveu na tarde desta segunda-feira, dia 9 de dezembro, no auditório do Paço Municipal, o 1º Seminário do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) dos professores alfabetizadores dos 1º, 2º e 3º anos das escolas municipais de ensino fundamental de Itu.

A abertura do evento foi conduzido pela secretária municipal de Educação, Marilda Cortijo. O seminário contou com nove apresentações relacionadas ao tema, refletindo o aprendizado do mais de 300 educadores que participaram de cursos de capacitação sobre alfabetização.

O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa é um compromisso formal assumido pelos governos federal, do Distrito Federal, dos estados e municípios de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental.

Alfabetização

Aos oito anos de idade, as crianças precisam ter a compreensão do funcionamento do sistema de escrita; o domínio das correspondências grafofônicas, mesmo que dominem poucas convenções ortográficas irregulares e poucas regularidades que exijam conhecimentos morfológicos mais complexos; a fluência de leitura e o domínio de estratégias de compreensão e de produção de textos escritos.

Comentários