Educação

Publicado: Terça-feira, 28 de novembro de 2017

"Festival de Curtas" do Colégio Monteiro Lobato acontece nesta sexta

Evento é aberto à comunidade.

Crédito: Yasmin Cardozo "Festival de Curtas" do Colégio Monteiro Lobato acontece nesta sexta
Primeira edição do Festival reuniu alunos, pais e demais convidados em grande evento no ano passado

Após grande sucesso no ano passado, o Colégio Integrado Monteiro Lobato, de Itu, volta a se transformar no palco do “Festival Estudantil de Curtas” nesta sexta-feira, dia 1º de dezembro, a partir das 19h. Durante o evento, aberto à comunidade escolar e a demais interessados, ocorrerá a premiação dos curtas-metragens produzidos pelos alunos do Ensino Médio, como atividades das disciplinas de História e Português.

Idealizado pelo professor Marcelo Leite, com apoio da professora Claire Quirino, o Festival surgiu como uma alternativa aos métodos de avaliação tradicionais, a fim de estimular os alunos a refletirem e pesquisarem sobre assuntos importantes, mas poucos explorados dentro da sala de aula. O tema deste ano é “Que história conta nossa casa?”. “Criamos um projeto de educação patrimonial para que os alunos olhem para seus próprios lares. Queremos que eles enxerguem como é possível utilizar os saberes, experiências e objetos das nossas casas para compreender a História regional e até mesmo nacional”, explica o educador.

Ao longo de três meses, foram desenvolvidos cadernos de pesquisa baseados em amplo levantamento bibliográfico. Os trabalhos culminaram em curtas-metragens sobre o tema estudado, com roteiros produzidos e documentados pelos alunos, divididos em grupos. Assim, mais uma vez o Colégio Monteiro Lobato reforçou seu compromisso com o protagonismo juvenil e contribuiu ainda mais com a formação integral dos estudantes.

Após serem exibidos internamente, os trabalhos foram avaliados por uma comissão composta por profissionais externos das áreas de Linguagens, Patrimônio e Memória. Todos os curtas-metragens estão disponíveis para serem assistidos pelo link www.goo.gl/CAcBtQ.

O Colégio Integrado Monteiro Lobato fica localizado na Rua Tenente Olavo de Assis, 12, Centro - Itu/SP. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (11) 4024-2984.

Leia mais: www.monteirolobato.net

Comentários