Educação

Publicado: Quarta-feira, 23 de agosto de 2006

Feira do Conhecimento e Tecnologia do Colégio Etapa apresenta vários temas

A IX Feicotec do Colégio Etapa mostrou ao público os mais variados temas de trabalhos sobre atualidade. Modalidades esportivas, eleição, reciclagem, música, energia, biodiesel, Butantã, eletrostática, eletrodinâmica foram alguns deles. Confira fotos dos trabalhos!

Crédito: Lilian Araujo / www.itu.com.br Feira do Conhecimento e Tecnologia do Colégio Etapa apresenta vários temas
As alunas Anna Julia S. Tavernaro, Cinthia C. Bernardo, Vitória Cristofoletti e Marina Cervezão explicando sobre reciclagem do vidro
A IX Feira do Conhecimento e Tecnologia do Colégio Etapa, realizada no dia 23 de agosto, mostrou ao público diversas curiosidades e informações sobre os mais variados assuntos.
 
Todas as séries do Colégio realizaram pesquisas sobre diversos temas. O Jardim I e II demonstrou ao público os tipos de esportes praticados em todos os lugares do mundo.
 
A turma da professora Kátia Lelli pesquisou sobre a natação e o vôlei. "Os alunos pesquisaram os benefícios trazidos pela prática dos esportes e os campeões nacionais e mundiais. Para eles é muito importante aprender sobre este assunto desde pequenos, pois ajuda a incentivar os pais a auxiliá-los numa pesquisa saudável”, comentou a professora Kátia. Também foram expostos trabalhos sobre ginástica olímpica, hipismo, atletismo e capoeira.
 
O tema do Ensino Fundamental I foi “Reciclagem”. A 1ª série apresentou trabalhos sobre a reciclagem do papel e papelão. A 2ª série apresentou sobre plásticos. A 3ª série ficou com a reciclagem dos metais. A 4ª série apresentou sobre a reciclagem do vidro.
 
Segundo as professoras Maria Tereza Arruda Pinheiro e Juliana Cristina Gazzola, “os alunos tiveram completa participação nos projetos, trazendo pesquisas e materiais”. A aluna Marina Cervezão, da 4ª série, que pesquisou sobre vidros diz que “depois de aprender que o vidro não se desintegra, vou começar a falar para ninguém mais jogar garrafas no chão”.
 
Os temas do Ensino Fundamental II foram variados de acordo com a série. O tema da 5ª foi o astronauta brasileiro Marcos Pontes que, segundo explicações dos alunos, além de ser astronauta, gosta de desenhar e escrever poesias. Nesta sala havia uma réplica do astronauta em tamanho real, seus desenhos e algumas de suas poesias que já foram publicadas.
 
O tema da 6ª série foi “Eleições” e os alunos elaboraram diversas pesquisas. Entre elas, a quantidade de candidatos homens e mulheres, a instalação da urna eletrônica no país e o índice dos brasileiros que votam. A atração nesta sala foi a urna eletrônica instalada para que o público votasse. A aluna Giovana Mendes dos Santos, que está na 4ª série da Escola Estadual “Convenção de Itu” que esperava sua vez comentou animada: “Agora vou poder ver como é votar igual aos adultos”.
 
O tema da 7ª série foi “Animais Peçonhentos” que estavam ilustrados na sala. A aluna Ana Catarina Mathias de Medeiros, que explicava sobre as cobras disse que com essa pesquisa ficou mais fácil saber o que fazer no caso de picadas. "Isso é muito importante, já que na região podemos encontrar várias espécies de cobras venenosas”, complementou.
 
A 8ª série apresentou uma pesquisa sobre “Energia Elétrica” em trabalhos que contavam desde a história da eletricidade até curiosidades sobre raios.
 
O 1º ano do Ensino Médio preparou uma sala com um super videokê, onde os visitantes poderiam cantar Música Popular Brasileira. O 2º ano pesquisou sobre Biodiesel. Já o 3º  montou um laboratório e demonstrou diversas experiências químicas.
O grupo de Capoeira Quilombo se apresentou para os alunos das escolas “Convenção de Itu”, “Beatriz”, “Monteiro Lobato”, entre outras que visitaram o Colégio no decorrer do dia.

Leia mais: www.colsistema.com.br

Comentários