Educação

Publicado: Sexta-feira, 4 de setembro de 2015

Ex-aluna ministra palestra sobre Direito e Internet no Anglo-Itu

Evento ocorreu no dia 27 de agosto.

Crédito: Tucano Ex-aluna ministra palestra sobre Direito e Internet no Anglo-Itu
Ana Carolina falou sobre crimes cometidos por meio da internet

Formada em Direito pela Universidade de São Paulo (USP) de Ribeirão Preto e atualmente já em fase de conclusão do curso de Mestrado em Direito Civil, também na USP, mas da capital paulista, a ex-aluna do Colégio Cidade de Itu – Anglo, Ana Carolina Moraes Aboin, retornou, no último dia 27 de agosto, à escola onde cursou o Ensino Fundamental e Médio para ministrar palestra sobre “Direito e Internet” aos alunos do Ensino Fundamental (8° e 9° ano) e Ensino Médio (1° ano).

Com base no Marco Civil da Internet – Lei 12.965/2014 –, que “estabelece princípios, garantias, direitos e deveres para o uso da Internet no Brasil”, a advogada discorreu principalmente sobre os cuidados que todos os cidadãos devem tomar ao navegar na rede para não ferir o direito alheio e ter que vir a responder por crime relacionado à liberdade e privacidade. “São cada vez mais frequentes os ‘problemas’ gerados pela internet, principalmente pela divulgação de conteúdos sem autorização das pessoas envolvidas”, explicou a advogada.

A ideia de elaborar essa palestra surgiu no seu curso de mestrado e contou com a ajuda da psicóloga Luisa de Carvalho Azevedo, que trabalha com adolescentes, com o objetivo de orientar crianças, jovens e adultos sobre os problemas e as consequencias penais quando se faz uso indevido dessa moderna ferramenta tecnológica, da qual 105 milhões de brasileiros têm acesso atualmente.

“Comete crime quem divulga a imagem, quem envia para os amigos, quem compartilha”, alertou a palestrante. Ela falou ainda sobre o que fazer para se defender dos atos invasivos presentes hoje nas redes sociais. No final da palestra, a ex-aluna respondeu perguntas formuladas pelos alunos e professores e esclareceu as dúvidas.

Leia mais: www.angloitu.com.br

Comentários