Educação

Publicado: Segunda-feira, 2 de abril de 2018

Escolas de Itu participam de atividades no Museu da Energia

Programa de Formação de Público ocorreu em março.

Crédito: Divulgação/Museu da Energia Escolas de Itu participam de atividades no Museu da Energia
Alunos visitaram exposições do Museu

Durante o mês de março, o Museu da Energia de Itu recebeu os alunos do Colégio Lumen e das EMEJAs Maria da Glória Amirat – Unidade I e Prof. José Amaro Mendes Pereira para as atividades do Programa de Formação de Público.

O Programa tem como objetivo disponibilizar a unidade museológica a comunidade educacional da cidade, como uma ferramenta pedagógica não formal, capaz de construir a identidade cultural, o sentimento de pertinência afetiva e de lugar junto aos educandos.

As visitas foram realizadas nos períodos vespertino e noturno. Os alunos visitaram a exposição “História, Energia e Cotidiano” e participaram das ações educativas “Os objetos que contam histórias” que estimula os alunos a refletirem sobre os objetos, reconhecendo sua narrativa histórica por meio da observação; e “A minha e a sua identidade” que visa identificar o que os alunos pensam e como pensam sobre a identidade cultural individual e coletiva, e sua relação com o patrimônio histórico de Itu e a diversidade cultural.

As escolas que desejarem participar do Programa Formação de Público devem entrar em contato com o Setor Educativo do Museu, através do telefone (11) 4022-6832 ou pelo e-mail [email protected].

Programa Formação de Público do Museu da Energia de Itu

Implantado pelo Setor Educativo do Museu da Energia de Itu, em 2012, o Programa de Formação de Público oferece visitadas mediadas e diversas ações educativas com temas como patrimônio, identidade cultural e museologia.

O Programa recebeu o Prêmio Darcy Ribeiro (2012), concedido pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM). O Prêmio consiste em reconhecer e valorizar as práticas e ações de educação museal que por meio das diversas relações de mediação com os públicos, convidem à apropriação, em sentido amplo, do patrimônio cultural, valorizando-o e promovendo sua preservação. 

Comentários