Educação

Publicado: Sexta-feira, 22 de setembro de 2017

E.E. Profª Rosa Maria promove "Encontro de Grafiteiros" neste sábado

Evento vai reunir artistas do bairro e da cidade.

E.E. Profª Rosa Maria promove "Encontro de Grafiteiros" neste sábado

Acreditando que a arte é uma das melhores formas de expressão, a Escola Estadual Professora Rosa Maria Madeira Marques Freire vai promover em Itu uma ação notável neste próximo sábado, dia 23 de setembro. Na data, diversos grafiteiros do bairro e da cidade irão se reunir das 9h às 16h, para alterar a cara da unidade escolar localizada no Jardim União. O evento "Um novo olhar, uma nova escola e uma nova Rosa" acontecerá nos muros da escola e buscará, por meio da arte, propor um início de mudança comportamental. Outras atividades também estão programadas para os participantes.

De acordo com a coordenadora Karina Lima, há alguns anos a escola vem sendo alvo de diversas pichações em suas áreas internas e externas, e no início do ano letivo de 2017 ela passou por uma pintura nas dependências internas, porém a pintura não durou muito tempo sem ser vandalizada. "Vários alunos afirmam que a escola lhes pertencem, porém não são ouvidos. Alegam ainda que a escola não lhes dava voz em manifestar seus sentimentos e pensamentos por meio da arte, e não promovia a inserção da cultura local no âmbito escolar. Depois de vários diálogos entre gestão e discentes, chegou-se a um consenso que a grafitagem seria a melhor e mais duradoura solução para o problema apresentado, uma vez que a própria comunidade transformará o ambiente por meio da arte", explica Karina.

A arte do grafite é uma forma de manifestação artística realizada em espaços públicos. Muitas unidades escolares pelo país já trouxeram a técnica para seu interior e exterior. Desta vez será a vez da E.E. Profª Rosa Maria buscar transformar a realidade escolar do bairro ao qual a escola está inserida, por meio da promoção de um evento artístico e cultural que faz parte do repertório dos alunos.  

A ação terá ainda como objetivos ressignificar e aprimorar o sentimento de pertencimento de todo o grupo inserido na unidade escolar (discentes, docentes, gestão e demais funcionários), ampliar o nível de estímulo aos estudos através da promoção de um ambiente mais limpo visualmente e mais significativo ao contexto histórico/social dos alunos, conscientizar a comunidade escolar da importância da valorização e preservação do patrimônio público e do patrimônio público estadual, e ampliar a visão de arte e incentivar o grupo discente à interagir com o meio artístico da cidade, do bairro e, principalmente, da escola.

Karina conta que através dessa atividade especial, a direção está buscando fazer com que o grupo discente se sinta valorizado, ouvido e pertencente, de fato, ao ambiente escolar no qual ele está inserido, além de converter as atitudes de vandalismo de um determinado grupo estudantil em ações voltadas para o desenvolvimento cultural e artístico que possa transformar a forma de se expressar perante a desigualdade social presente no bairro através da grafitagem e não mais da pichação. 

A Escola Estadual Professora Rosa Maria Madeira Marques Freire está localizada na Rua Alice Duarte Guilger, 65, Jardim União - Itu/SP. 

Comentários