Educação

Publicado: Quinta-feira, 20 de abril de 2017

Educadora Ute Craemer realiza palestra "O primeiro setênio" em Itu

Encontro gratuito acontece dia 4 de maio, às 19h30.

Educadora Ute Craemer realiza palestra "O primeiro setênio" em Itu
Alemã Ute Craemer

No dia 4 de maio (quinta-feira), o Grupo de Estudos da Antroposofia “Ramo Sol Itu” organizará mais uma palestra no Sincomércio. A palestrante será a educadora alemã Ute Craemer, radicada no Brasil há mais de 30 anos, que abordará o tema “O primeiro setênio – 0 a 7 anos”. O evento terá entrada gratuita, com início às 19h30.

Ute Craemer é a grande responsável por trazer ao Brasil o programa internacional “Aliança pela Infância”, que surgiu em 1997 na Inglaterra e nos Estados Unidos, quando um grupo de educadores preocupados em ampliar as oportunidades das crianças vivenciarem esta importante fase da vida, deu início a um movimento internacional em defesa da infância.

No entanto, bem antes, em 1979, pouco tempo depois de ter chegado ao Brasil, Ute Craemer criou a Associação Comunitária Monte Azul, uma experiência inovadora de intervenção social, baseada no programa “Aliança pela Infância”. Hoje, a “Monte Azul” é reconhecida no Brasil e internacionalmente por suas atividades.

E o tema da palestra, “Primeiro setênio”, tem tudo a ver com a infância, pois é exatamente no primeiro setênio que a infância acontece. De acordo com a Antroposofia, nos três primeiros anos desse setênio a criança adquire o tripé básico que a sustentará durante toda a vida: o andar, o falar e o pensar.

Setênio é um ciclo de sete anos, período em que o desenvolvimento psíquico e biológico do ser humano ocorre. Isso porque a cada setênio acontecem as trocas de todas as substâncias do organismo, um processo que reflete tanto no comportamento quanto no corpo físico propriamente.

Para Ute Craemer, “as crianças devem brincar e não consumir – como os adultos querem. Brinquem com coisas naturais, elas precisam se sujar, conhecer o mundo real”.

Serviço:
“O primeiro setênio – 0 a 7 anos”
Dia: 04/05/17 – quinta-feira
Horário: 19h30 – ENTRADA FRANCA
Local: Sincomércio – Itu
Rua Maestro José Vitório, 137, Centro
Realização: Grupo de Estudo de Antroposofia (Ramo Sol Itu)
Apoio: Itu.com.br e Sincomércio

Leia mais: utecraemer.wordpress.com/

Comentários