Educação

Publicado: Terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

Educação oferece bolsas para alunos atuarem como "empreendedores"

Trabalho acontece nas unidades com programa "Escola da Família".

A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo oferece bolsas no valor de R$ 392 para 1,5 mil alunos de Ensino Médio interessados em atuar como empreendedores nas escolas estaduais que integram o Programa Escola da Família.

O projeto estimula os adolescentes a desenvolver ações nas unidades de ensino que abrem aos finais de semana para a comunidade. Os participantes ficam responsáveis por criar e comandar ações gratuitas sociais, culturais e esportivas, entre outras atividades, aos sábados e domingos, nas unidades escolares.

Os interessados em ingressar no programa batizado de Aluno Empreendedor devem se inscrever, no site da Fundap, para o processo seletivo para estagiar em diversos órgãos do setor público. As inscrições vão até o dia 27 de fevereiro. Após aprovação no processo o candidato poderá ser selecionado para atuar no projeto ou ainda em outro programa de estágio oferecido nesta seleção unificada (saiba mais no portal da Educação – www.educacao.sp.gov.br).

Atualmente, as escolas da família já contam com 640 alunos empreendedores. A nova turma deve começar a atuar a partir de março. "Esta iniciativa é mais uma ação oferecida pela Secretaria aos alunos de Ensino Médio que busca aprimorar a formação para o mercado de trabalho e simultaneamente fortalece o vínculo das nossas escolas com a comunidade, dois aspectos fundamentais do processo de ensino”, afirma o secretário da Educação, professor Herman Voorwald.

A carga horária do aluno empreendedor é de 12 horas, sendo 6 horas no sábado e outras 6 no domingo. A bolsa tem duração de um ano, podendo ser prorrogada por mais um ano. Para participar, os alunos passam por um processo de classificação. Após a convocação, os alunos empreendedores são encaminhados às unidades do Programa de seus municípios de origem. É dada a preferência para que os jovens atuem nas unidades em que estudam.

Comentários