Educação

Publicado: Terça-feira, 14 de agosto de 2018

Educação e Política reúnem estudantes e sociedade em debate

Evento ocorreu na sede da Faditu.

Crédito: Divulgação Educação e Política reúnem estudantes e sociedade em debate
Evento organizado pela educadora Mércia Falcini debateu o futuro da Educação no país

As políticas públicas voltadas à educação brasileira foram debatidas na Faditu, atraindo estudantes, educadores e sociedade, no dia 11 de agosto. O evento organizado pela Educadora Mércia Falcini, falou sobre a crise atual na Educação e estratégias efetivas para aumentar o aprendizado dos alunos.

A abertura do encontro teve apresentação do grupo afro do Instituto Japi de Cabreúva com o tema: “A Aventura do povo negro no Brasil”. Com direção e produção de Maria Helena R. Scavone, direção de André Farias e direção musical de Andresa Kinjo, o conteúdo abordou a trajetória do negro trazido da África para ser escravizado no Brasil e sua importância sócio-econômica e cultural.

Durante a palestra, composta em sua maioria por estudantes de Direito da Faculdade, a educadora Mércia Falcini falou de desafios, apesar de o país ter aumentado investimentos no setor. “Educação é urgência; hoje 55% das crianças até 9 anos das escolas públicas são analfabetas, precisamos mudar isso”, comentou.

Segundo ainda a Educadora, os resultados das avaliações nacionais mostram que as crianças saem da escola sabendo muito menos do que deveriam e nos exames internacionais, o desempenho dos alunos brasileiros é bem aquém do apresentado pelos estudantes de países desenvolvidos. “Queremos melhorar o Brasil impulsionando a qualidade e a equidade da Educação Básica”, completou.

Segundo a orientadora pedagógica da Faditu, Maria do Carmo, são raros os educadores que se engajam na política. “É um orgulho saber que temos educadores que gostariam de estar lutando e promovendo essa mudança para o nosso país”, comentou.

Além do debate, também foi realizado no evento, o lançamento do livro ‘Conversas na Varanda’, da autora saltense. O evento foi uma realização de Mércia Falcini e da Faditu, com apoio do Sistema Universitário. No dia do evento foram arrecadados alimentos não-perecíveis, que serão destinados a instituições de assistência social. 

Comentários