Educação

Publicado: Segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

Educação convoca novos voluntários para atuarem nas Escolas da Família

Cadastro pode ser feito até o dia 12 de dezembro.

Educação convoca novos voluntários para atuarem nas Escolas da Família
Hoje, 2,3 mil unidades de ensino participantes do programa Escola da Família têm apoio de voluntários

Na Semana do Voluntariado, comemorado no dia 5 de dezembro, a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo vai certificar os 11 mil homens e mulheres que trabalham de forma espontânea na rede estadual de ensino.

Em parceria com a Secretaria do Desenvolvimento Social, os ‘voluntários da educação’ receberam nos últimos seis meses orientações e agora fazem parte de uma rede internacional reconhecida pelas Organizações das Nações Unidas (ONU). Além disso, as unidades de ensino já estão com as portas abertas para os interessados em atuar em 2015.

Hoje, 2,3 mil unidades de ensino participantes do programa Escola da Família (sendo cinco em Itu) têm o apoio dos voluntários aos fins de semana. Eles atuam no planejamento e promoção de atividades gratuitas de esporte, cultura, lazer, saúde e trabalho. Todos são supervisionados pelos vice-diretores das unidades e professores coordenadores das diretorias de ensino.

Para o próximo ano letivo, a Secretaria da Educação recebe até o dia 12 de dezembro o cadastro de novos interessados. A inscrição deve ser feita nas próprias escolas. É necessário o preenchimento de uma ficha de inscrição (com nome, RG e CPF) e a apresentação de um projeto que queira realizar na unidade.

“Os voluntários são fundamentais para o fortalecimento da parceria entre escola e comunidade escolar. Os participantes contribuem com a promoção das atividades gratuitas, como por exemplo, aulas de dança ou oficinas de artesanato, e fazem da escola um espaço de aprendizado e também de interação social”, afirma o secretário da Educação, Herman Voorwald. 

Comentários