Educação

Publicado: Terça-feira, 26 de fevereiro de 2019

Drama de Brumadinho é tema para trabalhos de alunos do Forte Castelo

Palestra com voluntário e poesia estão entre as atividades.

Crédito: Divulgação/Colégio Forte Castelo Drama de Brumadinho é tema para trabalhos de alunos do Forte Castelo
Lukas Ribeiro palestrou sobre sua visita voluntária para auxiliar os moradores de Brumadinho

O drama vivido em Brumadinho (MG), quando uma barragem, administrada pela empresa Vale se rompeu e um mar de lama avançou sobre a área administrativa da empresa e casas na área rural da cidade, acaba de completar um mês. O ocorrido na cidade mineira serviu como tema para diferentes trabalhos desenvolvidos por alunos do Forte Castelo – Pueri Domus.

Orientados pela professora Ádila Gioanni, alunos do 5º e do 7º ano do Ensino Fundamental confeccionaram poemas, demonstrando solidariedade ao povo de Brumadinho. “Utilizamos palavras de sensibilidade e fomos unindo os desejos de cada aluno, em um poema, que em breve, será enviado aos mineiros que estão sofrendo tanto”, afirma a professora.

Ádila fez ainda o convite para que o pastor Lukas Ribeiro pudesse estar na escola e palestrar aos alunos, a vivência que teve quando foi voluntário em Brumadinho. A palestra foi oferecida para as turmas da manhã e tarde, dos alunos do 5º ano do Ensino Fundamental e aos alunos do 3º ano do Ensino Médio. A palavra foi dada aos jovens e eles puderam explanar suas impressões sobre o ocorrido, além de poderem tirar muitas dúvidas com o voluntário.

Lukas Ribeiro esteve por cinco dias na cidade mineira, quando pode vivenciar de perto todo o drama. “Nossa missão teve um enfoque de conforto às famílias das vítimas e moradores locais. Íamos até velórios e cemitérios para levar nossa solidariedade e ajudar de diferentes maneiras”, conta o voluntário, que esteve na cidade com mais membros de sua igreja. “O que fica desta experiência é o desejo de nunca mais parar de colaborar. Preciso contar o que vivi para instruir novos possíveis futuros voluntários e colaboradores de uma sociedade melhor”, explica.

Aos alunos, Lukas foi mais incisivo: “que todos vocês sejam adultos honestos, que não aceitem nenhuma forma de corrupção, e cola na prova é uma delas; que sejam íntegros e colaborem para o futuro de uma sociedade mais justa. Outra dica que eu posso dar é que se você ama alguém, que não guarde este sentimento pra você. Diga hoje mesmo, demonstre carinho e valorize as pequenas atitudes. Que possamos ser cada dia mais gratos”, finalizou sua palestra, com palmas dos alunos.

O Colégio Forte Castelo tem uma história de 23 anos no ramo da Educação. O colégio está localizado na Rua Dr. Graciano Geribelo, 15, Bairro Alto, em Itu. Mais informações podem ser obtidas através do telefone (11) 4022-4500 ou através do site www.colegiofortecasteloitu.com.br.

Comentários