Educação

Publicado: Quinta-feira, 13 de agosto de 2015

Deborah Dubner promove Roda Aberta "Boas Energias no Museu da Energia"

Evento de Dança Circular ocorre dia 22 de agosto (sábado).

Crédito: Arte/Itu.com.br Deborah Dubner promove Roda Aberta "Boas Energias no Museu da Energia"
Dança Circular ocorre no Museu da Energia de Itu

A focalizadora Deborah Dubner promoverá a Roda Aberta de Dança Circular "Boas Energias no Museu da Energia" no dia 22 de agosto (sábado), das 10 às 12 horas. O evento, produzido pela Motirõ Cultural em parceria com a Fundação Energia e Saneamento, acontece no jardim do Museu da Energia - Núcleo de Itu, com entrada gratuita.

A Roda Aberta irá celebrar o trabalho realizado pelo Museu na cidade, unindo as boas energias do espaço ao poder da Dança Circular, divulgando os benefícios integrativos das rodas e atraindo assim novos visitantes para o museu. Uma parceria de “boas energias”.

O evento contará também com uma sessão de autógrafos do livro “O Poder Terapêutico e Integrativo da Dança Circular”, escrito por Deborah e lançado em junho deste ano.

Sobre a focalizadora

Deborah Dubner é psicóloga (PUC-SP) e Focalizadora com curso de Formação Básica em Focalização e Aprofundamento com Renata C. Lima Ramos (TRIOM-SP). É Especialista em Danças Circulares pela Unipaz Campinas. Já participou de dezenas de cursos com focalizadores internacionais e brasileiros. Atua como focalizadora de Danças Circulares desde 2009, nas áreas de educação, meio ambiente, saúde, cultura e promoção social com crianças, jovens e adultos. É criadora do portal www.dancacircular.com.br. Autora dos livros "Dançando a Vida: Jornada de Aprendizagem nas rodas de Dança Circular Sagrada" (2014) e "O Poder da Dança Circular - Terapêutico e Integrativo" (2015).

Danças Circulares Sagradas

O principal enfoque na Dança Circular não é a técnica e sim o sentimento de união de grupo, o espírito comunitário que se instala a partir do momento em que todos, de mãos dadas, apoiam e auxiliam os companheiros. Assim, ela é indicada para pessoas de qualquer idade, raça ou profissão, auxiliando o indivíduo a tomar consciência e cuidar de seu corpo físico, acalmar seu emocional, trabalhar sua concentração e memória, além de entrar em contato com uma linguagem simbólica.

Dançar em roda é uma das práticas mais antigas da humanidade. As Danças Circulares Sagradas, ou Danças dos Povos, resgatam essa prática ancestral, através de músicas e danças regionais e folclóricas dos diversos povos, conectando as pessoas de forma lúdica e harmoniosa. As danças podem ser simples e de fácil aprendizado, não tendo necessidade de experiência anterior para participar desses círculos.

O movimento intitulado Danças Circulares Sagradas nasceu com o coreógrafo alemão/polonês Bernhard Wosien quando, em 1976, visitou a Comunidade de Findhorn, no norte da Escócia e pôde ensinar, pela primeira vez, uma coletânea de Danças Folclóricas para os residentes. De Findhorn até os dias atuais é notável a expansão das Danças Circulares, que no início da década de 90, chegaram ao Brasil e se espalharam formando rodas em parques, escolas, universidades, hospitais, órgãos públicos, ongs, instituições e empresas dos mais variados segmentos.

A atividade é recomendada para aliviar estresse e promove em poucos minutos de dança uma sensação de bem estar, alegria e relaxamento. Ao mesmo tempo em que pode ser vista apenas como uma atividade lúdica e de lazer, é também um exercício que traz profundidade e espiritualidade, gerando um sentimento de esperança e conexão.

Motirõ Cultural

A empresa Motirõ Cultural trabalha com projetos em quatro eixos (culturais, sociais, ambientais e esportivos) e realiza parcerias com artistas, produtores e associações para elaboração, formatação e inscrição de projetos em editais públicos ou em Leis de Incentivo Fiscal, além de oferecer também serviços de administração orçamentária, administrativa e financeira dos projetos. Acompanhe o Motirõ pelo Facebook: www.facebook.com/motirocultural/timeline

SERVIÇO:
Roda Aberta de Dança Circular "Boas Energias no Museu da Energia"
Data: 22 de agosto (sábado)
Horário: das 10h às 12h
Local: Museu da Energia - Núcleo de Itu
Rua Paula Souza, 669, Centro - Itu/SP
(11) 4022-6832
Entrada Gratuita

Comentários