Educação

Publicado: Terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Danças Circulares no Bosque Alceu Geribello reiniciam dia 07

Atividade gratuita ocorre semanalmente, das 10h às 11h30.

Crédito: Silvana Novelli Danças Circulares no Bosque Alceu Geribello reiniciam dia 07
Deborah Dubner focaliza Danças Circulares no Bosque Alceu Geribello semanalmente, desde março de 2012

Veja as fotos desta notícia no Flickr

A roda semanal de Danças Circulares no Bosque Alceu Geribello (Itu/SP) reiniciará no dia 07 de fevereiro. Os encontros ocorrem às quintas-feiras (com exceção dos dias chuvosos), das 10h às 11h30. A atividade é gratuita e fruto de uma parceria com a Secretaria do Meio Ambiente. As rodas são focalizadas por Deborah Dubner, que desde 2009, tem levado as Danças Circulares para vários espaços de Itu e região, incluindo escolas, centros educacionais, parques, clínicas e eventos de educação, saúde e meio-ambiente.

As Danças Circulares no Bosque Alceu Geribello iniciaram em março de 2012 e têm trazido grande significado aos participantes, por ser uma atividade que gera alegria, bem estar, conexão, paz e união. “Há pessoas que participam desde o início e outras que chegaram depois e rapidamente se entrosaram. O grupo está aberto a iniciantes e iniciados, para quem não conhece vale experimentar”, convida a focalizadora.

Danças Circulares

O principal enfoque na Dança Circular não é a técnica e sim o sentimento de união de grupo, o espírito comunitário que se instala a partir do momento em que todos, de mãos dadas, apoiam e auxiliam os companheiros. Assim, ela é indicada para pessoas de qualquer idade, raça ou profissão, auxiliando o indivíduo a tomar consciência e cuidar de seu corpo físico, acalmar seu emocional, trabalhar sua concentração e memória, além de entrar em contato com uma linguagem simbólica.

Dançar em roda é uma das práticas mais antigas da humanidade. As Danças Circulares Sagradas, ou Danças dos Povos, resgatam essa prática ancestral, através de músicas e danças regionais e folclóricas dos diversos povos, conectando as pessoas de forma lúdica e harmoniosa. As danças podem ser simples e de fácil aprendizado, não tendo necessidade de experiência anterior para participar desses círculos.

O movimento intitulado Danças Circulares Sagradas nasceu com o coreógrafo alemão/polonês Bernhard Wosien quando, em 1976, visitou a Comunidade de Findhorn, no norte da Escócia e pôde ensinar, pela primeira vez, uma coletânea de Danças Folclóricas para os residentes. De Findhorn até os dias atuais é notável a expansão das Danças Circulares, que no início da década de 90, chegaram ao Brasil e se espalharam formando rodas em parques, escolas, universidades, hospitais, órgãos públicos, ongs, instituições e empresas dos mais variados segmentos.

A atividade é recomendada para aliviar estresse e promove em poucos minutos de dança uma sensação de bem estar, alegria e relaxamento. Ao mesmo tempo em que pode ser vista apenas como uma atividade lúdica e de lazer, é também um exercício que traz profundidade e espiritualidade, gerando um sentimento de esperança e conexão.

Sobre a focalizadora

Deborah Dubner é psicóloga (PUC-SP) e Focalizadora com curso de Formação Básica em Focalização e Curso de Aprofundamento com Renata C. Lima Ramos (TRIOM-SP). É Especialista em Danças Circulares pela Unipaz Campinas. Já participou de dezenas de cursos com focalizadores internacionais e brasileiros. Atua como focalizadora de Danças Circulares desde 2009, nas áreas de educação, meio ambiente, saúde, cultura e promoção social com crianças, jovens e adultos. É criadora do portal www.dancacircular.com.br.

Bosque Alceu Geribello

O charmoso Bosque Alceu Geribello localiza-se no Bairro Brasil e é também um Centro de Educação Ambiental destinado a todas as pessoas que buscam espaços que privilegiam natureza, qualidade de vida e ações sócio-ambientais. O local é palco de várias atividades que envolvem cultura, educação, saúde e lazer. Inaugurado em 1964, tornou-se propriedade pública através de uma Lei Municipal e conta atualmente com uma pista para caminhada, biblioteca ambiental, serviço de Wi-Fi gratuito e mesas para piquenique, tudo rodeado de muito verde.

Serviço
Roda Semanal de Danças Circulares
Focalizadora: Deborah Dubner
Data/Hora: todas as quintas-feiras, das 10h às 11h30
Local: Bosque Alceu Geribello - Rua Niterói, 133 - Bairro Brasil
Mais informações: (11) 4023-2711 (Secretaria do Meio Ambiente) ou pelo email [email protected]
Para participar não é necessário avisar antes, basta chegar no horário.
Apoio: Secretaria do Meio Ambiente de Itu

Leia mais: www.rodavida.com.br

Comentários