Educação

Publicado: Segunda-feira, 27 de junho de 2016

Curso sobre Educação Patrimonial será realizado em Itu

Emerson Ribeiro Castilho ministrará os encontros.

O curso “Educação Patrimonial para entender o patrimônio ituano” será realizado na cidade no mês de julho, pelo Museu da Música de Itu e o Instituto Cultural de Itu, com apoio da Secretaria Municipal de Cultura de Itu.

O objetivo é discutir a formação da Educação Patrimonial no panorama brasileiro vinculado à Educação Não Formal - que acontece em espaços como: parques, espetáculos, museus, monumentos, centros culturais, cidades, fazendas, Estâncias Turísticas entre outros.

Os encontros serão ministrados pelo Técnico em Turismo e Museólogo, Emerson Ribeiro Castilho, Mestre e Doutorando pelo Programa de Pós-graduação em Museologia e Patrimônio – PPG PMUS desenvolvido pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UNIRIO em parceria com Museu de Astronomia e Ciências a Fins – MAST.

Castilho irá trabalhar com conteúdos das áreas de História, História da Arte, Arquitetura e Urbanismo, Arte Educação, Turismo Cultural e Pedagógico, Monitoria, Museologia e Patrimônio; em suas diversas formas temáticas como: Natural, Cultural, Material e Imaterial; e suas instâncias de tombamento ou graus de proteção: Local, Estadual, Nacional e Mundial.

Haverá aulas expositivas com power-point, com leitura e discussão de, material teórico e legislação patrimonial – focando conteúdos locais relacionados ao Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Arqueológico e Turístico do Estado de São Paulo (CONDEPHAAT) e ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), e ainda aos conteúdos internacionais da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO), e dos seus órgão consultivos sendo o Conselho Internacional de Museus (ICOM) e Conselho Internacional de Monumentos e Sítios (ICOMOS).

O curso:
“Educação Patrimonial para entender o patrimônio ituano”
Período: aulas dias 5, 6, 7, 8 – 11, 12, 13, 14 de julho, entre 19h e 22h
Visitas Técnicas: dias 9 e 16 de julho (sábados), no Centro Histórico de Itu, das 9h às 16h (com 1h de almoço)
Investimento: R$120,00
Local: Museu da Música – Itu (Rua Floriano Peixoto, 480. Centro de Itu/SP)
Inscrição: [email protected]

Será emitido certificado especificando quantidade de horas e detalhamento de atividades - 25 Vagas.

Formação nas áreas de Cultura, Patrimônio e Museologia com duração de 36 horas – 24 horas aulas e 12 horas práticas (com visitas técnicas locais no Centro Histórico de Itu).

Comentários