Educação

Publicado: Quinta-feira, 30 de abril de 2015

Conselho de restauro da escola "Convenção de Itu" realiza reunião

Encontro contou com a presença do prefeito Tuíze.

Crédito: Fábio Navarro/Prefeitura de Itu Conselho de restauro da escola "Convenção de Itu" realiza reunião
Reunião foi realizada na Secretaria Municipal de Educação

Ocorreu na manhã da última quarta-feira, dia 28 de abril, uma reunião do Conselho de Restauro do Prédio da Escola “Convenção de Itu”. O encontro aconteceu na Secretaria Municipal de Educação e contou com as presenças do prefeito Antonio Tuíze, do vereador Olavo Volpato, da secretária de Educação Marilda Cortijo, além de empresários da cidade e representantes da sociedade civil ituana.

Este foi o terceiro encontro do chefe do Executivo com membros da iniciativa privada de Itu (os outros ocorreram em 27 de março e 8 de abril), visando angariar recursos financeiros e materiais para dar início às obras de restauro do prédio da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Convenção de Itu. A próxima reunião está marcada para o dia 13 de maio.

Datado de 1927, o prédio da escola (antigo Grupo Escolar), foi muito deteriorado ao longo de quase 90 décadas, e é um patrimônio tombado pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo (Condephaat).

Por isso, o restauro na edificação deve ser realizado buscando devolvê-lo o mais próximo possível às condições e aspectos originais, com o intuito de conservar e manter a integridade física da edificação restaurada, bem como de todo o seu valor histórico e cultural. Desde 2010, a EMEF “Convenção de Itu” está instalada num prédio localizado na Rua Sorocaba, nº 119, Centro.

Comentários