Educação

Publicado: Sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Como driblar o frio na barriga e vencer o branco?

Veja sugestões de especialistas na área comportamental!

Como driblar o frio na barriga e vencer o branco?
Segundo profissional de saúde, antes de tudo é preciso estar relaxado
Por Jéssica Ferrari

O nervosismo e a ansiedade antes de um teste que poderá mudar sua vida são perfeitamente entendidos por quem já passou por essa experiência, e totalmente apavorantes, para quem sente pela primeira vez, o gostinho de prestar vestibular.
 
São diversas revisões, muitas horas de estudos, muitas dores de cabeça e pressões exercidas por todos os lados, em prol de um sonho, de um ideal. Até chegar a hora tão esperada. Mas é nesse momento que o frio na barriga começa, e o tão indesejado "branco" pode aparecer.
 
Como se preparar para evitar?
 
Segundo a gestora de saúde, Claudia Meirelles, não há fórmula mágica para evitar um frio na barriga ou um branco. O que precisa ser feito é um investimento na mudança de comportamento e de reação, ajuda médica, psicológica, atividades anti-stress etc.
 
"Você deve respeitar seus limites, manter a concentração nos estudos, comer pausadamente, e de modo saudável para repor energias, manter alguma atividade física, e nunca se esquecer do lazer para relaxar. Estudar cansado não rende!"
 
Para ajudar a manter o equilíbrio antes da prova, e evitar doenças que aparecem por stress, existe a Homeopatia; a Acupuntura, por sua vez, ajuda no relaxamento; já para controlar a ansiedade e o nervosismo, existem as terapias naturais, como Fitoterapia e Florais de Bach; os compostos ortomoleculares auxiliam no desgaste do organismo e na disposição diária, explica Claudia.
 
No dia da prova
 
Para a psicóloga, Sueli Aparecida Magro, é preciso desmistificar o "monstro", e dar importância realmente ao vestibular em si, pois o que se avalia com a prova é o conhecimento e não os sintomas. "O mais importante no dia do vestibular é respeitar seu jeito de ser, valorizar-se e fazer o que lhe deixa mais à vontade e seguro, no vestir, beber e comer durante o exame."
 
Acredite em você e boa prova!
Comentários