Educação

Publicado: Segunda-feira, 23 de abril de 2018

Coletivo Jovem capacita mais de 180 pessoas em Itu e Sorocaba

Programa encerrou primeiro ciclo de 2018 com formatura.

Crédito: Divulgação Coletivo Jovem capacita mais de 180 pessoas em Itu e Sorocaba
Em 5 anos, o projeto já capacitou mais de 2 mil jovens em Itu e Sorocabatu

Capacitar jovens de 16 a 25 anos que estão cursando ou já concluíram o Ensino Médio e conectá-los a novas oportunidades de desenvolvimento profissional. Estes são os principais objetivos do Coletivo Jovem Coca-Cola, que encerrou o primeiro ciclo de 2018 com a formatura de 68 pessoas em Itu e 118 em Sorocaba. Desde de 2013, este programa do Instituto Coca-Cola já capacitou mais de 2 mil nas duas unidades da região.

Presente em mais de 100 comunidades brasileiras, a iniciativa nasceu em 2009 e é realizada pelo Instituto Coca-Cola Brasil em parceria com a Sorocaba Refrescos nas cidades de Sorocaba e Itu. Com aulas duas vezes por semana, cada uma com duas horas de duração, o programa tem quatro ciclos por ano, que seguem sempre a mesma mecânica.

No Coletivo Jovem, o aluno é convidado a pensar no seu plano de vida e desenvolver projetos práticos nas comunidades onde vive. A metodologia desenvolvida possui 80% do conteúdo voltado para o desenvolvimento socioemocional dos jovens, garantindo que as escolhas profissionais sejam tomadas de maneira planejada e estejam conectadas com um plano de vida maior. Em sala de aula, o método de ensino abrange não só conteúdos sobre temas e orientações comportamentais, mas também aplicações lúdicas e exercícios práticos, nos quais os alunos conseguem executar a teoria aprendida.

Para Aline Bachi, de 21 anos, que cursou Coletivo Jovem em Sorocaba, o programa foi de grande valia e apresentou vários caminhos. “Durante o período de capacitação pude olhar para mim mesma e através desta análise me tornei uma pessoa mais segura. As dinâmicas me ajudaram a fazer novas amizades e a me relacionar com mais facilidade. Aprendi também a estabelecer metas em minha vida, além de ampliar meus conhecimentos sobre marketing, comunicação e eventos”, conta.

Segundo Tainá Mendes, de 18 anos, o Coletivo Jovem de Itu foi uma oportunidade para a conquista do primeiro emprego. “Graças ao Coletivo eu consegui uma entrevista em uma grande rede de lanchonete e conquistei meu primeiro emprego em dezembro do ano passado. Está sendo uma experiência ótima e estou muito feliz. Vou ser eternamente grata por isso”, diz.

Karol da Silva Carvalho, de 19 anos, também participou do Coletivo Jovem em outubro de 2013 e desde que terminou a capacitação trabalha na Sorocaba Refrescos. “Por ter me destacado durante a capacitação, fui chamada para participar de um processo seletivo na empresa e fiquei 11 meses como jovem aprendiz. Três dias antes de terminar meu contrato, surgiu uma vaga na central de relacionamento ao cliente, onde estou há mais de três anos. Vejo que o Coletivo foi a grande oportunidade que tive para me desenvolver como profissional e como pessoa”, ressalta.

Serviço:
Inscrições para 2º Ciclo Coletivo Jovem Coca-Cola
Quando: início das aulas em 14 de maio
Documentos necessários: duas fotos 3x4, xerox do RG e CPF, comprovante de escolaridade e residência. Se for menor de idade, deve ir acompanhado de um responsável.
Número de vagas: 240, sendo 120 em Itu e 120 em Sorocaba
Inscrições: de 24 de abril até 11 de maio pelo site (https://www.cocacolabrasil.com.br/forms/faca-sua-pre-inscricao-no-coletivo) ou diretamente nas unidades.
Áreas: Comunicação e Tecnologia, Marketing e Vendas e Produção de Eventos
Capacitação gratuita

Endereços:
Coletivo Cidade Nova
Rua Joaquim Delfino da Silva, 05, Complexo Cidade Nova - Itu/SP
Fone/WhatsApp: (11) 96472-4877

Coletivo Jardim Santa Lúcia
Rua Clóvis da Silveira, 30 - Jardim Santa Lucia – Sorocaba/SP
Fone: (15) 3411-0814 Whatsapp: (15) 98114-8262

Comentários