Educação

Publicado: Quarta-feira, 11 de abril de 2018

Colégio Monteiro propõe novo olhar sobre o estudo e as avaliações

Projeto integrou estudantes, professores e convidados.

Crédito: Divulgação/Colégio Monteiro Lobato Colégio Monteiro propõe novo olhar sobre o estudo e as avaliações
Além de terem participado de palestras e debates, os alunos do "Monteiro Lobato

Na semana passada, os alunos do Ensino Fundamental II do Colégio Integrado Monteiro Lobato, de Itu, participaram do projeto “Conhecimento em Ação”. Por meio de atividades multidisciplinares, palestras e debates, os professores do segmento promoveram avaliações diferenciadas, fugindo do senso comum de que as provas devem fazer parte de um processo desgastante e estressante.

Ao longo de toda a semana, as aulas tradicionais e as tarefas de casa foram substituídas por avaliações intercaladas com debates sobre o universo adolescente e dinâmicas de grupo. Entre os tópicos abordados estiveram: a intolerância e a violência no ambiente escolar; organização da rotina de estudos; cuidados com animais peçonhentos, em uma apresentação do biólogo Diogo Barea; cuidados com a saúde bucal, com a Dra. Karen Martinez Fernandes e o Dr. Dario Mozzi Junior; e prevenção da gravidez e DST, por meio de uma palestra com a médica Dra. Maria Ana Gribel Miranda.

Sob a supervisão dos professores, os alunos ainda comandaram grupos de estudo e produziram podcasts sobre os conteúdos trabalhados em sala de aula. “Por meio desta experiência, os estudantes compartilharam seus conhecimentos com os colegas e desenvolveram o estudo autônomo, de forma pouco convencional, desmistificando a percepção de que estudar é difícil ou chato”, observa Regina Deamo, coordenadora pedagógica do Ensino Fundamental.

Entre os estudantes, o “Conhecimento em Ação” também foi um sucesso. “Gostei muito! Ninguém ‘enlouqueceu’ por causa das provas, e as palestras e os debates foram maravilhosos”, relata Clara Tabarin, do 9º ano. Segundo Henrique Rodrigues, do 8º ano, o projeto contribuiu com o desempenho dos alunos. “Com o intervalo que tivemos das tarefas de casa e dos trabalhos, pudemos focar nas avaliações. Além disso, as palestras abordaram bons assuntos e as atividades foram divertidas”, ressalta.

“Os debates foram muito interessantes, e não nos importamos de misturar as salas para fazer as provas”, conta Giovana Buchorn de Borba, do 7º ano. Já para Bruno Casseta Wissmann, do 6º ano, “uma das coisas mais legais foi o contato com a cobra Thor, de 3 metros”.

O Colégio Integrado Monteiro Lobato fica na Rua Tenente Olavo de Assis, 12, Centro - Itu/SP. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (11) 4024-2984.

Melhores escolas de Itu

De acordo com a base bruta de dados divulgada pelo Ministério da Educação (MEC), o Colégio Integrado Monteiro Lobato obteve o melhor desempenho entre as escolas de Itu no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) realizado em 2016. Os alunos do “Monteiro Lobato” obtiveram a média 626,3. Leia mais!

Leia mais: www.monteirolobato.net

Comentários