Educação

Publicado: Quinta-feira, 26 de julho de 2018

Colégio Monteiro Lobato se destaca por sistemas de ensino exclusivos

Escola da Inteligência e Mind Lab integram grade curricular.

Crédito: Divulgação/Colégio Monteiro Lobato Colégio Monteiro Lobato se destaca por sistemas de ensino exclusivos
Durante a aula de Mind Lab, os alunos desenvolvem a socialização e o aprendizado através de jogos de tabuleiro mediados por professores capacitados

Além dos profissionais altamente capacitados e do espaço físico cercado pela natureza, o Colégio Integrado Monteiro Lobato, de Itu, conta com outros grandes diferenciais: os projetos pedagógicos e sistemas de ensino reconhecidos em todo o país, aplicados com exclusividade na região. Esta combinação garante a formação integral dos alunos, promovendo o estímulo à autonomia de cada indivíduo e altos índices de aprovação nos principais vestibulares.

Unidade parceira do renomado Sistema de Ensino Poliedro, o colégio também adota há quatro anos o programa Escola da Inteligência (EI), maior método mundial de desenvolvimento das habilidades socioemocionais, desenvolvido pelo psiquiatra e escritor Dr. Augusto Cury, e integra há mais de dez anos a Comunidade Internacional de Cooperação em Educação criada pelo Mind Group, metodologia da Mind Lab Brasil que utiliza jogos de tabuleiro para desenvolver a socialização e o aprendizado. Ambos os projetos são trabalhados como parte da grade curricular, em aulas semanais para as turmas da Educação Infantil e do Ensino Fundamental I.

Escola da Inteligência

Com o objetivo de desenvolver a educação socioemocional no ambiente escolar, a EI surgiu para suprir a lacuna da educação emocional, essencial na formação de cidadãos autônomos e indivíduos mais saudáveis. Renata Ming, coordenadora pedagógica do Ensino Infantil, ressalta que o projeto proporciona melhorias dos índices de aprendizagem, redução de conflitos em sala de aula, aprimoramento das relações interpessoais e aumento da participação da família na formação dos alunos.

“Por meio de um curso ministrado às famílias, promovemos reflexões acerca de temas atuais e complexos, além de promover o conhecimento de cada membro, fortalecendo o diálogo. Muitos pais trazem relatos sobre a percepção dos filhos em relação aos comportamentos saudáveis e não saudáveis, o que evidencia que nossos alunos estão se tornando menos impulsivos e mais altruístas”, enfatiza Renata.

Mind Lab

A metodologia Mind Lab, por sua vez, aumenta a capacidade do estudante de pensar de forma reflexiva, resgatando a cultura do lúdico e valorizando as aprendizagens construídas pela experiência com os jogos de raciocínio e seu entorno. “Percebemos os alunos atuando de maneira crítica. Eles conseguem elaborar um plano diferente diante de mudanças de contexto e fazem escolhas a partir de dados com mais propriedade. Nossas crianças se tornaram tolerantes consigo e com os outros em relação ao erro e passaram a resolver problemas passo a passo, através de uma sequência correta de ações”, destaca Renata.

As aulas com o material da Mind Lab seguem um currículo ordenado por faixas etárias, o que permite o estímulo ao pensamento criativo, ao trabalho em equipe, à autoestima, à autoavaliação e à autoconfiança. O aluno também convive com regras e ambientes competitivos, sendo estimulado a lidar melhor com as frustrações e com relações que envolvem perdas e ganhos. “As famílias relatam a facilidade e o interesse dos alunos, principalmente nas aulas de Matemática, e se orgulham do raciocínio rápido e das diferentes formas que cada um encontra para chegar a um mesmo resultado”, observa a coordenadora.

Melhores escolas de Itu

De acordo com a base bruta de dados divulgada pelo Ministério da Educação (MEC), o Colégio Integrado Monteiro Lobato obteve o melhor desempenho entre as escolas de Itu no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) realizado em 2016. Os alunos do “Monteiro Lobato” obtiveram a média 626,3. Leia mais!

O Colégio Integrado Monteiro Lobato fica na Rua Tenente Olavo de Assis, 12, Centro - Itu/SP. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (11) 4024-2984.

Leia mais: www.monteirolobato.net

Comentários