Educação

Publicado: Quarta-feira, 9 de abril de 2014

Colégio Monteiro celebra três anos do Programa de Incentivo ao Talento

PIT abrange o Ensino Fundamental e o Médio.

Crédito: Divulgação/Colégio Monteiro Lobato Colégio Monteiro celebra três anos do Programa de Incentivo ao Talento
Alunos participantes do PIT do Colégio Monteiro

Há três anos, o Colégio Integrado Monteiro Lobato investe em um programa de estímulo aos alunos que se destacam pela criatividade, senso crítico, comportamento diferenciado e altas performances nas mais diversas ferramentas de avaliação utilizadas pelo Colégio. O Programa de Incentivo ao Talento (PIT) abrange os cursos Ensino Fundamental (ciclo I e II) e Ensino Médio, como mais uma alternativa de enriquecimento, desenvolvendo as potencialidades dos alunos convidados a participar.

Os alunos participantes do PIT apresentam excelentes resultados nas avaliações regulares, recebem a indicação dos professores além de se destacarem na participação de aulas e projetos. Pensando que cada aluno é um ser único, com experiências, interesses e habilidades distintas, o conteúdo e o método são personalizados, pois os conhecimentos e habilidades devem proporcionar a autonomia do aluno. No Ensino Médio, por exemplo, há duas turmas do programa: uma na área de Exatas e outra em Humanas. São os próprios estudantes selecionados que escolhem de qual turma participar.

Na área de Humanas, o programa dá a oportunidade aos alunos de participar de projetos de iniciação científica em caráter de pesquisa. De forma prática e a partir do interesse dos participantes-pesquisadores, o curso objetiva contribuir para o aperfeiçoamento e desenvolvimento de habilidades e competências relacionadas à leitura, interpretação, coesão, problematização, análise de diferentes linguagens e escrita. “O Brasil está carente de pesquisadores nas mais diferentes áreas do conhecimento, tornando fundamental o desenvolvimento de habilidades e competências que sejam grandes diferenciais, na vida, na universidade e no mercado de trabalho”, comenta a orientadora do PIT e professora de História, Helena Vetorazzo.

O PIT da área de Exatas é formado pelo Clube de Ciências. Nele, os estudantes têm acesso a pesquisas teóricas e a experimentações que são muito pouco exploradas. “O Clube não é coordenado por mim. Minha função é a de monitorar, avaliar e viabilizar os procedimentos para as experiências, sendo função dos alunos a escolha da pesquisa, seleção e compra dos materiais e organização. Dessa forma, cada integrante do clube possui uma função específica que o transforma em um membro único e especialista naquilo que faz, trazendo para cada estudante uma responsabilidade importante e essencial dentro do clube”, conta o professor de Física Lucas Jesus Bettiol Mazeti.

“Valorizar os estudantes para que suas ações, comprometimento e postura possam ter o estímulo que merecem e, quem sabe, sejam capazes de inspirar outros a seguir boas e valorosas trilhas é um dever da escola, dos professores e da comunidade”, afirma Joyce Barsotti Cunha, diretora pedagógica.

Comentários