Educação

Publicado: Quinta-feira, 24 de abril de 2014

Colégio Almeida Júnior promove o projeto "Vivenciando as Profissões"

Alunos realizarão estágios para ajudar escolha profissional.

Crédito: Divulgação/Colégio Almeida Júnior Colégio Almeida Júnior promove o projeto "Vivenciando as Profissões"
Alunos do 3º ano do Ensino Médio do Colégio Almeida Júnior participam do projeto Vivenciando as Profissões

Os alunos do 3º ano do Ensino Médio do Colégio Almeida Júnior participam do projeto “Vivenciando as Profissões”, e vão atuar como mini-estagiários junto a profissionais de diversas áreas, numa iniciativa inédita em Itu para estudantes dessa faixa de escolaridade e em vias de prestar o vestibular.

Primeiramente foi feito um levantamento das profissões escolhidas pelos alunos e também das profissões de todos os pais do colégio. De acordo com os interesses de cada estudante, foi feito contato com profissional da área envolvida e cada um vai vivenciar a profissão desejada acompanhado pelo profissional participante em seu próprio local de trabalho: clínicas, fábricas, escritórios, academias, etc.

De acordo com a direção do colégio o estágio é o momento no qual emergem questões como: o que é ser um determinado profissional? Que profissional eu quero ser? Qual a função deste profissional nos tempos atuais? O estágio também é o momento de conhecer a realidade, problematizar e transformar. Pensando nos estudantes do Ensino Médio com tantas dúvidas em relação ao seu futuro profissional, o projeto “Vivenciando as Profissões” é uma das ferramentas utilizadas para auxiliá-los a acertar em suas escolhas.

Para a aluna Julia Pedro, que vai estagiar num escritório de arquitetura, “esse projeto vai ajudar na escolha da carreira e possibilitar saber se fiz a escolha certa”. O jovem Roberto Silveira Arruda Sobrinho pretende cursar Engenharia de Energia e vai estagiar num escritório de engenharia. “Esse projeto vai me ajudar a traçar bem o caminho que eu quero seguir profissionalmente e me auxiliar no futuro”, disse.

Já a estudante Julia Scandalo está indecisa na escolha do curso. Por isso vai participar desse mini-estágio nas áreas de enfermagem e psicologia. “Esses dois estágios vão me ajudar a decidir qual área quero seguir”. André Rocha Law vai vivenciar o dia a dia de uma conhecida empresa de sucos. “Quero cursar engenharia química e como esse curso tem várias áreas, através desse projeto consigo me identificar em qual delas vou querer atuar”, comentou. 

Leia mais: www.colegioalmeidajunior.com.br

Comentários