Educação

Publicado: Quarta-feira, 6 de maio de 2015

Colégio Almeida Júnior promove a XV Semana de Artes

Evento presta homenagem ao seu patrono.

Crédito: Divulgação/ Regina Lonardi Colégio Almeida Júnior promove a XV Semana de Artes
O coral formado por pais e alunos se apresentou durante a Semana de Artes do Colégio Almeida Júnior

Em homenagem ao seu patrono, o Colégio Almeida Júnior está realizando a XV Semana de Artes com trabalhos inspirados nas obras do artista ituano José Ferraz de Almeida Júnior. Tradicional evento realizado anualmente, sempre no mês de maio, a Semana de Artes é um espaço de valorização, compreensão, ampliação e sensibilização do universo que nos cerca.

Além da exposição de trabalhos e apresentações musicais que resgatam a cultura caipira, os alunos também participaram da abertura da exposição “O Divino e o Povo – fé e cultura popular”, realizado na Casa da Praça.

“É o momento em que paramos para pensar na vida e obra de José Ferraz de Almeida Júnior, pintor ituano, que deixou para o Brasil e para o mundo registros da simplicidade do cotidiano do brasileiro de sua época. Almeida Júnior, para nós, é constante inspiração que move nosso olhar nas vivências cotidianas, em busca de sutilezas veladas aos olhos dos menos sensíveis”, explica a direção do Colégio.

Acreditamos que um ser humano perceptivo, permeável e reflexivo pode realmente deixar para o mundo grandes tesouros. Buscar riquezas naquilo que é simples é agir diante da verdade, é valorizar a vida e a capacidade de criar e ser feliz, mesmo em contextos adversos. E nada resgata tanto essa possibilidade como a arte. Por isso, a nossa Semana de Artes será, mais uma vez, uma grande celebração!”, destaca a direção.

Os trabalhos elaborados pelos alunos estão expostos por toda a semana. Os alunos da Educação Infantil desenvolveram trabalhos com referência na cultura indígena. Além da exposição de pinturas e artefatos confeccionados pelas crianças, também acontece roda de história e pequenas reflexões voltadas aos pais, oficinas com pais e filhos e apresentação musical. Os alunos do Ensino Fundamental I estão expondo os trabalhos desenvolvidos além das apresentações musicais e de dança.

No Ensino fundamental II foi realizado sarau com rodas de causos, histórias e música, exposição fotográfica “O universo caipira dentro de cada um de nós”, com imagens do fotógrafo Fernando Henrique no estilo Little Planet, técnica que transforma cada paisagem em um pequeno planeta, experimentação tecnológica Full sphere – desvendando paisagens rurais e urbanas através das imagens do fotógrafo, que remetem a história, cultura e as belezas naturais da cidade e apresentação de seminário “A cultura caipira”. Na culinária acontece a oficina “Tia Nastácia – Desvendando a culinária caipira”, e o Trocando Idéias com a “Trajetória da música caipira à música sertaneja” e “Quem foi o pintor Almeida Júnior?”.

Confira a programação:

Educação Infantil

Dia 7 de maio, quinta-feira:
Apresentação de musicalização
Local: anfiteatro - Horário: 17h15 às 17h40

Ensino Fundamental I

Dia 7 de maio, quinta-feira:
Apresentação musical dos 4ºs e 5ºs anos (Coord. Prof. Joab)
Local: Anfiteatro – Horário: 18h

Ensino Fundamental II

Dia 7 de maio, quinta-feira:
Trocando ideias: Trajetória da música caipira à música sertaneja - Prof. Convidado Adélcio (Coordenação: Prof. Rafael e Luís Roberto)
Local: Anfiteatro - Horário: 11h30 – 9ºs anos

Dia 8 de maio, sexta-feira:
Trocando ideias: Quem foi pintor Almeida Júnior? – Profª. Convidada – Paula G. Frias (Coordenação: Profª. Morgana)
Local: Anfiteatro do Colégio - Horário: 8h40 – 8º e 9ºs anos

Dia 8 de maio, sexta-feira:
Espetáculo teatral – “As sete Artes por Almeida Júnior”
Realização: Yara Produções Artísticas
Local: Esquina das Artes – Horário: 20h (venda de ingresso em prol da formatura dos 9ºs anos)

O Colégio

O Almeida Júnior procura firmar-se pela valorização do ser humano pleno e de suas potencialidades, buscando a vivência de um cotidiano escolar que realmente reflita com coerência de propósito este ideal. O colégio fica na rua Cruz das Almas, 316 - Itu/SP. Mais informações pelo telefone (11) 4013-1556.

Leia mais: www.colegioalmeidajunior.com.br

Comentários