Educação

Publicado: Segunda-feira, 27 de outubro de 2014

Alunos do SESI Itu participam de torneio de robótica

Seletiva regional acontece nos dias 11 e 12 de novembro.

Crédito: Imagem Ilustrativa Alunos do SESI Itu participam de torneio de robótica
O tema desta edição do torneio será World Class, que colocará em evidência o futuro da aprendizagem

De 3 a 26 de novembro, o SESI-SP realiza as seletivas do 6º Torneio SESI-SP de Robótica, categoria First Lego League. A competição terá seis etapas regionais, que serão disputadas em Osasco e em Presidente Epitácio, e reunirá 1.020 alunos de ensino fundamental do SESI-SP. A seletiva que será realizada dias 11 e 12 de novembro, em Presidente Epitácio, terá a participação da equipe SESI Geração 31, de Itu.

O tema desta edição do torneio será World Class, que colocará em evidência o futuro da aprendizagem. Os alunos terão de criar e apresentar projetos de pesquisa que apontem maneiras inovadoras de reunir o conhecimento e as habilidades que serão necessárias no futuro.

Além da elaboração do projeto de pesquisa, os times participam do Desafio do Robô, modalidade da competição em que os alunos constroem e programam um robô autônomo capaz de cumprir missões predeterminadas. A disputa é realizada em uma mesa de competição, na qual os robôs devem executar as tarefas programadas em até dois minutos e meio.

Os times são integrados por seis alunos, um técnico e um mentor, e são avaliados com base em três requisitos: projeto de pesquisa (inovação, apresentação e pesquisa); projeto do robô (design do robô, programação e estratégia e inovação); e core values (inspiração, trabalho em equipe e profissionalismo).

Das 170 equipes que iniciam o torneio, 40 se classificam para a fase estadual, que será disputada dias 29 e 30 de novembro, em Presidente Epitácio. Os melhores times da Etapa Estadual se qualificam para a Etapa Nacional do torneio, que será realizada em março de 2015, em Brasília. As equipes com melhor desempenho no cenário nacional garantem vagas para competições internacionais. 

Comentários