Educação

Publicado: Quinta-feira, 3 de julho de 2014

Alunos do Colégio Lumen participam de atividade com xilogravura

Crianças fizeram gravuras com o tema "bichos".

Crédito: Divulgação/Colégio Lúmen Alunos do Colégio Lumen participam de atividade com xilogravura
Alunos participam de atividade "Ciranda de Animais"

Os alunos do infantil 5 do Colégio Lumen realizaram, no primeiro semestre deste ano, na disciplina de Artes, a atividade "Ciranda de Animais", baseada na obra de J. Borges. Em uma das propostas, as crianças tiveram que fazer uma gravura com o tema “Como é o seu bicho preferido” e utilizaram a técnica da xilogravura para isso.

A xilogravura é a técnica de gravura na qual se utiliza madeira como matriz e possibilita a reprodução de imagens e textos sobre o papel, onde o final do processo é a impressão em alto relevo. Como a técnica é difícil para ser utilizada por crianças, o Colégio escolheu usar bandejas de isopor (substituindo a madeira) e lápis para substituir as ferramentas.

Para realizar a atividade, foi preciso apontar bem o lápis, passar o desenho para o isopor deixando sulcos e com o palito aprofundar as marcas, tomando cuidado para não furar o isopor. Depois colocar um pouco de tinta em uma bandeja, passar o rolinho no guache preenchendo-o completamente com tinta e passá-lo sobre o desenho no isopor.

Após a primeira etapa, as crianças tiveram que virar o desenho sobre um papel grosso, no caso a cartolina, e apertar para “imprimir”, retirando o isopor com cuidado. Por fim foi só esperar os desenhos secarem para admirar a criatividade dos pequenos.

Comentários