Educação

Publicado: Terça-feira, 25 de agosto de 2015

Alunos do Colégio Anglo-Itu visitam cidades históricas de Minas Gerais

Viagem buscou complementar estudos realizados em classe.

Crédito: Arquivo/Colégio Cidade de Itu - Anglo Alunos do Colégio Anglo-Itu visitam cidades históricas de Minas Gerais
Alunos conheceram a Igreja Nossa Senhora das Mercês, em Ouro Preto

Na noite de 5 de agosto, um grupo de alunos do 8° ano do Ensino Fundamental do Colégio Cidade Itu – Anglo, acompanhado pelos professores José Roberto Brólio Rodrigues (Geografia), Mara Aparecida Raimundo de Góes (História), Maria José Antonia de Nóbrega N. Duarte Silva (inspetora de alunos), Tereza Rocha (professora de Matemática do Ensino Fundamental I) e Renato de Oliveira e Silva fizeram uma viagem de turismo educacional para visitar as cidades centenárias que integram o circuito histórico de Minas Gerais – Ouro Preto, São João Del Rei, Mariana, Tiradentes e Congonhas.

Segundo a professora Mara, a viagem teve como finalidade complementar estudos realizados em classe sobre o barroco mineiro e o ciclo da mineração de ouro. Além da visita a importantes e históricas igrejas mineiras, o grupo teve a oportunidade de conhecer, em Ouro Preto, o restaurado Museu da Inconfidência, o Museu da Ciência Técnica – Escola de Minas e a casa dos Contos.

A parte emocionante da viagem ficou por conta do passeio de Maria Fumaça entre Ouro Preto e Mariana, trajeto com duração de 45 minutos, contemplando a paisagem e, inclusive, avistando garimpeiros que, ainda hoje, conseguem extrair ouro no rio que margeia a estrada de ferro. A Maria Fumaça turística, que percorre os trilhos entre as duas cidades históricas, foi restaurada pela empresa Vale do Rio Doce.

Em Mariana, os alunos visitaram a parte externa das igrejas de São Francisco de Assis e Nossa Senhora do Carmo, pois se encontram fechadas, e tiveram a oportunidade de conhecer algo raro: o único órgão da linha Schnitger fora da Europa e foram privilegiados com em assistir a um ensaio do Coral de Mariana, que era realizado no momento da visita.

Em Congonhas apreciaram o conjunto arquitetônico da Basílica do Senhor Bom Jesus de Matosinhos, considerado a obra prima de Aleijadinho. Outra visita interessante que fizeram nessa cidade foi à Mina de Passagem. Depois de descerem mais de 350 metros em seu interior, orientados por guias de turismo, puderam observar como era realizada a extração do ouro nas galerias. De “refresco”, encheram os olhos com a vista de um belo lago no fundo da mina, resultado das perfurações que atingiram o lençol freático.

Durante os três dias da excursão, os alunos ficaram hospedados em Ouro Preto, na maravilhosa fazenda Retiro das Rosas, de propriedade das Irmãs Salesianas.

O Colégio

O Anglo caracteriza-se por solicitar do estudante uma efetiva participação no processo de aprendizagem, de modo a desenvolver seu espírito criativo. Esmera-se por apresentar unidade didática tanto na integração das disciplinas de uma mesma série, como na passagem de cada série para a seguinte. O colégio fica na Praça da Independência, 151 - Centro - Itu/SP. Mais informações pelo telefone (11) 4023-0365.

Leia mais: www.angloitu.com.br

Comentários