Educação

Publicado: Quarta-feira, 4 de novembro de 2015

Alunos do Colégio Anglo visitam Museu da Energia de Itu

Estudantes conheceram história da energia elétrica na cidade

Crédito: Tucano Alunos do Colégio Anglo visitam Museu da Energia de Itu
Alunos conhecem exposições durante visita ao Museu da Energia de Itu

Em visita monitorada por Amanda Macedo e Estela Souza, do Museu da Energia - Núcleo de Itu, na manhã de 29 de outubro, os alunos do 1° ano do Ensino Fundamento I do Colégio Cidade de Itu – Anglo tiveram a oportunidade de conhecer um pouco da história da iluminação pública ituana, cuja chegada se deu no dia 19 de janeiro de 1906.

Isso foi possível com a construção da Usina de Lavras, no município de Salto, empreendimento idealizado e administrado pelo engenheiro Octaviano Pereira Mendes, proprietário da Companhia Ituana de Força e Luz. As turbinas geradoras de energia eram impulsionadas pelas águas do lendário rio Tietê, que outrora foi caminho dos bandeirantes para o sertão.

Os pequenos estudantes, em companhia das professoras Fabiana Viana e Angélica Bichara, e da inspetora de alunos Leonor Martinez Alves, foram recepcionados pela coordenadora do setor educativo do museu, Fernanda Moraes.

Temático, o Museu da Energia de Itu encontra-se instalado num solar de 1847, onde funcionaram anteriormente as agências da Light e da Eletropaulo. Fundado em 14 de dezembro de 1998, por meio de seu rico acervo, no espaço o visitante aprende em detalhes sobre o uso doméstico da energia ao longo do tempo.

Em sua proposta educativa, o museu aborda ainda aspectos sociais e ambientais, pois ao percorrer os ambientes é possível encontrar peças que contam a história da evolução das luminárias caseiras e urbanas, além de diversos eletrodomésticos que fizeram parte do dia a dia das famílias na metade do século passado. Os alunos ficaram “ligados” em tudo que viram e ouviram durante a visitação.

O Colégio

O Anglo caracteriza-se por solicitar do estudante uma efetiva participação no processo de aprendizagem, de modo a desenvolver seu espírito criativo. Esmera-se por apresentar unidade didática tanto na integração das disciplinas de uma mesma série, como na passagem de cada série para a seguinte. O colégio fica na Praça da Independência, 151 - Centro - Itu/SP. Mais informações pelo telefone (11) 4023-0365.

Leia mais: www.angloitu.com.br

Comentários