Educação

Publicado: Quarta-feira, 1 de abril de 2015

Alunos do Colégio Almeida Júnior visitam o Parque das Monções

Ponto turístico fica na cidade de Porto Feliz.

Crédito: Divulgação/Colégio Almeida Júnior Alunos do Colégio Almeida Júnior visitam o Parque das Monções
Os alunos do Colégio Almeida Júnior durante visita ao parque das Monções, em Porto Feliz

Os alunos dos 5ºs anos do Colégio Almeida Júnior estiveram visitando o Parque das Monções, na cidade de Porto Feliz. A visita faz parte do trabalho pedagógico desenvolvido em conjunto com as disciplinas de História, Artes e Patrimônio Cultural. O resultado desse projeto será apresentado durante a Semana de Artes, que acontece no mês de maio.

Segundo a professora Claudia Maria Ceratti Capelli, durante a visita em Porto Feliz os alunos aprenderam fatos sobre a colonização do Brasil e o Bandeirismo. “Estudamos em particular a fundação da cidade de Itu e o caminho percorrido pelos Bandeirantes utilizando o principal rio paulista que é o Tietê”, disse.

Na questão do Patrimônio Cultural a abordagem principal foi o legado dos primeiros caipiras que subiram a Serra do Mar e colonizaram o interior do Estado. Na disciplina de Artes, que estuda a obra de Almeida Júnior, os alunos tiveram uma visão real da pintura “Partida das Monções” do artista ituano, e também de outras obras da cultura caipira.

Os alunos estiveram acompanhados pelas professoras Claudia Maria Ceratti Capelli e Marcela Smith e o professor de artes, Thomaz Rodrigo de Oliveira.

Parque das Monções

Tombado pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo (Condephaat), o Parque das Monções está localizado à margem esquerda do rio Tietê, no local exato de onde partiam, no século XVII E XVIII, as expedições monçoeiras para as regiões auríferas recém descobertas nos estados de Mato Grosso e Goiás.

É um espaço construído para a celebração da memória de um glorioso capítulo do bandeirismo paulista. Foi inaugurado em 26 de Abril de 1920 pelo então governador de São Paulo, Altino Arantes. É composto por uma grande área verde, formada ao redor do antigo Porto de Araritaguaba, pelo Monumento aos Bandeirantes, por um Paredão Salitroso, pela Gruta Nossa Senhora de Lourdes e por uma grande escadaria que dá acesso ao Parque.

O Colégio


O Almeida Júnior procura firmar-se pela valorização do ser humano pleno e de suas potencialidades, buscando a vivência de um cotidiano escolar que realmente reflita com coerência de propósito este ideal. O colégio fica na rua Cruz das Almas, 316 - Itu/SP. Mais informações pelo telefone (11) 4013-1556.

Leia mais: www.colegioalmeidajunior.com.br

Comentários