Educação

Publicado: Sexta-feira, 24 de novembro de 2017

Alunos do Colégio Almeida Júnior participam de Estudo do Meio

Participaram os ensinos Infantil, Fundamental I e II.

Crédito: Divulgação/Colégio Almeida Júnior Alunos do Colégio Almeida Júnior participam de Estudo do Meio
Estudantes visitaram ambientes e parques da região

Os Estudos do Meio estão relacionados aos temas desenvolvidos em sala de aula. Para aprimorar esses conhecimentos os alunos dos ensinos Infantil, Fundamental I e II do Colégio Almeida Júnior participaram de várias atividades desenvolvidas em ambientes e parques existentes na nossa região. Essa atividade multidisciplinar enfoca várias disciplinas como artes, história, geografia, ciências, literatura e patrimônio cultural.

Os alunos do Ensino Infantil visitaram a Fazenda Mãos na Terra, na cidade de São Roque. Segundo a coordenadora do Infantil, Claudia Maria Ceratti Capelli, “neste semestre nossos projetos visaram realçar e fortalecer a relação do Homem com a natureza e o que ela oferece para a sobrevivência dos seres vivos. Diante disso fizemos um estudo do meio para que nossos pequenos pudessem conhecer e vivenciar algumas atividades, como ordenha, trilha ecológica, berçário de filhotes, laboratório de reciclagem, etc.
           
No Ensino Fundamental I, os alunos dos 1º, 2º e 3º anos visitaram o Sítio do Sol, em Cabreúva. “Os alunos tiveram a oportunidade de vivenciar a cultura indígena brasileira, além de participar de projetos de educação ambiental e se deliciarem com comidas típicas dos índios”, explica a coordenadora do Ensino Fundamental I, Renata Silva Teixeira.

Com o intuito de aprimorar os conhecimentos e proporcionar novas e diferentes vivências que permitem uma aprendizagem significativa, os alunos do 4º ano visitaram o Aquário e o Catavento Cultural, em São Paulo/SP, locais onde todos puderam desempenhar várias atividades de acordo com o conteúdo trabalhado em sala de aula.
           
Para ampliar os conhecimentos sobre a importância da preservação do meio ambiente os alunos do 6º ano visitaram a Serra do Japi. Já os alunos do 7º ano visitaram a Fazenda Ipanema, em Iperó, pioneira na siderurgia do Brasil e, além disso, possui o maior ecossistema de Mata Atlântica existente hoje no país.
           
As cidades que fazem parte do Roteiro dos Bandeirantes foram os destinos do Estudo do Meio dos alunos do 8º ano. O Roteiro dos Bandeirantes é o traçado por onde passaram os desbravadores que partiram da Vila de São Paulo de Piratininga em suas andanças pelo então desconhecido território nacional.

“Os Estudos do Meio estão relacionados aos temas desenvolvidos em sala de aula e permitem que os alunos entrem em contato com certas dimensões da realidade, que não estão nos livros”, destacou a coordenadora Luciana Nunes Vaccari Avi.   

O Colégio Almeida Júnior fica localizado na Rua Cruz das Almas, 316 - Itu/SP. Mais informações pelo telefone (11) 4013-1556.

Leia mais: www.colegioalmeidajunior.com.br

Comentários