Educação

Publicado: Quinta-feira, 14 de dezembro de 2017

Alunos do Colégio Almeida Júnior desenvolvem jogos musicais

Aulas de musicalização são ministradas por Joab Barboza.

Crédito: Divulgação/Colégio Almeida Júnior Alunos do Colégio Almeida Júnior desenvolvem jogos musicais
Estudantes dos ensinos Infantil e Fundamental I têm contato e aprendem a tocar vários instrumentos musicais

Entre as disciplinas oferecidas pelo Colégio Almeida Júnior estão as aulas de musicalização, que tem por objetivo proporcionar ao aluno a oportunidade de experimentar diversas maneiras de se fazer música, seja com instrumentos, com o corpo, com a voz, ou até com objetos do cotidiano. As aulas de musicalização são ministradas pelo professor e músico Joab da Silva Barboza, mestrando em Arte e Educação pela Universidade Estadual Paulista (Unesp), que tem como tema de pesquisa os Jogos Musicais.
           
O professor Joab esteve no XXVII Congresso Nacional da Federação de Arte/Educadores do Brasil (Confaeb), que englobou o V Congresso Internacional de Arte/Educadores e do II Seminário de Cultura e Educação de Mato Grosso do Sul. Na ocasião o professor atuou como comunicador e apresentou aos congressistas um artigo sobre Jogos Musicais.

Esse é um dos temas desenvolvidos por ele junto aos alunos do Colégio Almeida Júnior. “Nas aulas de musicalização os alunos têm um aprendizado por meio lúdico, através de jogos musicais e eles gostam muito”, destaca Joab.

Durante as aulas, os alunos dos ensinos Infantil e Fundamental I têm contato e aprendem a tocar vários instrumentos musicais para descobrir o interesse por algum deles. Histórias cantadas, instrumentos, jogos e brincadeiras musicais fazem com que as aulas de musicalização sejam mais alegres e divertidas. As crianças realizam experiências sonoras, confeccionam instrumentos e manuseiam instrumentos convencionais. Esta ação pedagógica pode levar a criança a produzir música dentro de uma perspectiva que passa pela auto-organização, respeito mútuo, criação, expressão e improvisação.

Além das aulas de musicalização ministradas aos Ensinos Infantil e Fundamental, também são oferecidas, como atividade extracurricular, várias modalidades musicais para todos os alunos entre elas aulas de violino e coral.

E para finalizar o ano letivo, os alunos fizeram uma belíssima apresentação, que contou com o acompanhamento de um trio formado por violino, piano e bateria.

Matrículas abertas

O Colégio Almeida Júnior está com matrículas abertas e apresenta várias novidades para o próximo ano. Da educação Infantil ao Ensino Médio, o colégio também oferece ensino bilíngue em parceria com a International School (primeiro método de ensino bilíngue do Brasil a utilizar em seu material didático os kits LEGO Education), aulas em período integral do infantil ao primeiro ano do Ensino Fundamental I, acréscimos de disciplinas que não fazem parte da grade curricular no Fundamental I como o idioma Espanhol, ampliação de aulas curriculares, Curso Preparatório para o Vestibular e Robótica.

O Colégio Almeida Júnior fica na rua Sorocaba, 669, Itu/SP. Mais Informações pelo telefone (11) 4013-1556 ou pelo site www.colegioalmeidajunior.com.br

Comentários