Educação

Publicado: Quarta-feira, 22 de abril de 2015

Alunos do Colégio Almeida Júnior comemoram o Dia do Índio

Eles visitaram sítios temáticos na região.

Alunos do Colégio Almeida Júnior comemoram o Dia do Índio
Os alunos do Ensino Infantil visitaram o Sítio Santa Rosa, em Tatuí

Em comemoração ao Dia do Índio, que aconteceu no dia 19 de abril, os alunos do Colégio Almeida Júnior visitaram sítios da região que têm a cultura indígena como temática principal. As crianças do Infantil I, II e III e do 1º ano do Ensino Fundamental I visitaram o Sítio Santa Rosa, em Tatuí. Já os alunos dos 2ºs e 3ºs anos do Ensino Fundamental I visitaram o Sítio do Sol, em Cabreúva.

“A visita ao sítio, especialmente no mês de abril, também tem como objetivo entrar em contato com alguns elementos da cultura indígena, pois no Santa Rosa, todo ano, algumas famílias indígenas (esse ano o grupo de índios é do Xingu) passam o mês por lá, contando e interagindo com as crianças, sobre o seu modo de vida”, destaca a coordenadora de Educação Infantil, Paula Bellintani Salvador.

A temática indígena faz parte do currículo da educação infantil como uma das importantes matrizes culturais que contribuíram no processo de formação do povo brasileiro. “Na Educação Infantil do Colégio Almeida Júnior valorizamos o respeito às diferentes culturas e nos perguntamos o que podemos aprender com elas. No caso dos índios, a sabedoria pelo respeito à natureza é o maior valor que queremos compartilhar com nossas crianças”, destaca.

A coordenadora Paula também enfoca que o passeio com as crianças do Infantil é um acontecimento com múltiplos significados e objetivos: para a maioria das crianças é a primeira vez que viajam sem os pais, o que representa um salto no desenvolvimento, especialmente da autonomia. Estar em contato com a natureza, interagir com diversos animais, andar por trilhas, passar por pontes no meio da mata, observar plantas, bichinhos, andar de trator, desperta muitos sentimentos e saberes de forma diferente.

Sítio do Sol

A visita ao Sítio do Sol em Cabreúva, foi feita com o intuito de aprimorar conhecimentos e proporcionar novas e diferentes vivências aos alunos que permitam uma aprendizagem mais significativa. “Os alunos tiveram a oportunidade de vivenciar a cultura indígena brasileira, alem de participar de projetos de educação ambiental e se deliciarem com comidas típicas”, explica a coordenadora do Ensino Fundamental I, Renata Silva Teixeira.

TV Tem

Durante a visita ao Sítio Santa Rosa, em Tatuí, os alunos do 1ºs anos do Ensino Fundamental I também tiveram a oportunidade de acompanhar a gravação do programa especial sobre o Dia do índio, feita pelo repórter Carlos Alberto Soares. O programa Tem Comunidade, produzido pela equipe da TV Tem de Itapetininga, foi exibido na manhã do domingo, dia 19 de abril.

O Colégio

O Almeida Júnior procura firmar-se pela valorização do ser humano pleno e de suas potencialidades, buscando a vivência de um cotidiano escolar que realmente reflita com coerência de propósito este ideal. O colégio fica na rua Cruz das Almas, 316 - Itu/SP. Mais informações pelo telefone (11) 4013-1556.

Leia mais: www.colegioalmeidajunior.com.br

Comentários