Educação

Publicado: Sexta-feira, 2 de junho de 2017

Alunos do Colégio Almeida Júnior adotam pintinho por uma semana

Projeto busca prevenir e alertar sobre a gravidez precoce.

Crédito: Divulgação/Colégio Almeida Júnior Alunos do Colégio Almeida Júnior adotam pintinho por uma semana
Alunos são desafiados a cuidar de um pintinho por uma semana inteira

Pelo oitavo ano consecutivo, o Colégio Almeida Júnior realiza com os alunos do 8º ano do Ensino Fundamental II um importante projeto para prevenir e alertar sobre a gravidez precoce. A experiência, que vem se mostrando eficiente ao longo dos anos, obriga os alunos a adotar um pintinho e cuidar dele durante uma semana inteira, com a mesma responsabilidade, dedicação e cuidados com que se cuida de um ser humano. Durante todo o período da campanha, de 25 a 31 de maio, os jovens tiveram que desempenhar várias tarefas pré-definidas e abrir mão da rotina habitual para cumprir o desafio.

No primeiro dia da campanha os alunos são alertados das responsabilidades da tarefa e das regras que devem ser seguidas: os alunos devem cuidar dos seus "filhotes" durante 24 horas por dia, alimentá-los, aquecê-los, limpar o ambiente que eles vivem (caixas de papelão) e trocar a água. Devem também levá-los à escola. Enquanto assistem às aulas, os pintinhos ficam em um "berçário" montado em um espaço exclusivo para essa finalidade, mas nos intervalos, em vez dos habituais bate-papos entre os colegas, os alunos devem ficar cuidando dos pintinhos.
           
Essa rotina, repetida durante vários dias e exigindo a atenção dos alunos em tempo integral, permite que o aluno faça uma reflexão e compreenda as dificuldades do desafio de cuidar de um ser tão frágil como um filho, que necessita de proteção, cuidados e atenção permanentemente. Mais que isso, a experiência traz uma comprovação de que cuidar de uma vida é uma missão difícil e de grande responsabilidade.
           
Após o encerramento da atividade os pintinhos são doados para uma instituição da cidade.          

O Colégio Almeida Júnior fica localizado na Rua Cruz das Almas, 316 - Itu/SP. Mais informações pelo telefone (11) 4013-1556.

Leia mais: www.colegioalmeidajunior.com.br

Comentários