Educação

Publicado: Quarta-feira, 27 de abril de 2016

Alunos do Colégio Almeida Júnior adotam pintinho por uma semana

Objetivo foi alertar sobre a prevenção de uma gravidez precoce.

Crédito: Divulgação/Colégio Almeida Júnior Alunos do Colégio Almeida Júnior adotam pintinho por uma semana
Os alunos cuidando dos pintinhos

Com o objetivo de alertar os alunos sobre a importância de prevenir uma gravidez precoce, os alunos dos oitavos anos do Ensino Fundamental II do Colégio Almeida Júnior participaram de uma atividade diferenciada: adotar um pintinho durante uma semana.

O assunto, abordado durante as aulas de ciências, possibilitou o desenvolvimento dessa atividade e durante o período que os alunos estiveram com as aves, puderam ter consciência dos riscos e da responsabilidade de cuidar de uma vida, que é o que acontece numa gravidez precoce.

Por meio dessa atividade cada aluno recebeu um pintinho e durante uma semana inteira, tiveram que dedicar seu tempo 24 horas por dia, tendo que cuidar e alimentar a ave. Para terem noção dessa responsabilidade de não deixar sozinho um pequeno ser vivo, os alunos também tiveram que levar o pintinho para a escola. No horário em que estavam em sala de aula, as aves ficavam em um "berçário" montado em um espaço exclusivo para essa finalidade.

Nos horários do intervalo, onde geralmente os estudantes batem papo e tomam lanche, eles tiveram que seguir a regra pré-estabelecida de ficar com os filhotes, como se eles realmente fossem um filho que necessita de atenção. Essa atividade permitiu ao aluno perceber os desafios em cuidar de um ser tão frágil e comprovar que cuidar de uma vida é uma missão de grande responsabilidade.

De acordo com o relatório do Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA), divulgado em 2013, foi constatado que, no Brasil, 12% das adolescentes de 15 a 19 anos têm pelo menos um filho. Na mesma pesquisa, 19,3% das crianças nascidas em 2010 são filhos e filhas de mães menores de 19 anos.

Segundo a coordenadora, Luciana Nunes Vaccari Avi, "essa experiência tem dado excelente resultado. Temos certeza de que essa experiência realmente conscientiza os jovens no sentido de despertar nos alunos a responsabilidade de cuidar de um ser vivo nos primeiros instantes da vida e também cuidar do próximo necessitado".

Após o encerramento desta atividade os pintinhos foram doados para a Associação Comunidade Totus Tuus.

O Colégio

O Almeida Júnior procura firmar-se pela valorização do ser humano pleno e de suas potencialidades, buscando a vivência de um cotidiano escolar que realmente reflita com coerência de propósito este ideal. O colégio fica na Rua Cruz das Almas, 316 - Itu/SP. Mais informações pelo telefone (11) 4013-1556.

Leia mais: www.colegioalmeidajunior.com.br

Comentários